Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
Resumen
Este estudo objetivou apresentar um modelo de aplicação da sala de aula invertida (Flipping-LP)
orientado para a disciplina de língua portuguesa, bem como verificar se a metodologia sofre
modificações quando direcionada ao ensino de língua materna. Essa proposta é uma estratégia que
visa mudar os aspectos tradicionais do ensino presencial, pois altera a lógica de organização da sala
de aula, tendo suas raízes no ensino híbrido (HORN; STAKER, 2015). Para alcançar tais objetivos,
realizamos, como procedimento metodológico, uma pesquisa bibliográfica, na qual foram analisados
estudos publicados recentemente, a fim de investigar como a metodologia da sala de aula invertida
(SAI) tem sido aplicada em diferentes áreas de ensino. As análises foram realizadas sob uma
abordagem qualitativa, seguindo os seguintes critérios: a concepção pedagógica adotada pelos autores
das pesquisas e os recursos digitais e materiais utilizados em suas práticas. Como resultados,
encontramos pequenas diferenças na metodologia quando aplicada nas aulas de língua portuguesa,
quais sejam, as diferentes abordagens das atividades presenciais, devido à natureza de sua área de
conhecimento. Quanto à concepção pedagógica, observamos que o conceito de autonomia esteve
presente desde o planejamento didático dos autores até a efetiva aplicação dos projetos, o que vai ao
encontro dos princípios da SAI, também adotados no modelo elaborado. Assim, concluímos que a
metodologia da inversão, a princípio, é uma maneira viável de implementar o ensino híbrido em diversas
disciplinas, e seu êxito depende, entre outros fatores, de um bom planejamento do professor.
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