dc.creator | Sehnem, Cristian Evandro | |
dc.date.accessioned | 2019-01-07T11:18:54Z | |
dc.date.available | 2019-01-07T11:18:54Z | |
dc.date.issued | 2018-07-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15223 | |
dc.description.abstract | As there is an increasing number of disabled students in Higher Education, changes in technical
and pedagogical subsidies that guarantee their teaching and learning process are pivotal. For
visually impaired students, mobility on campus and access to visual images used in class, such as
maps, graphs, and drawings, which are adapted in order to allow these students to reach, explore
and understand their characteristics in the most autonomous and independent way, are probably
one of the main inaccessibilities that must be overcome. Thus, the present qualitative and applied
research aims to get to know aspects of tactile cartography and its usability for visually impaired
students in their teaching and learning process in Higher Education. In order to do so, data was
collected from interviews with six visually impaired university students and the results were
categorized by means of content analysis, under the motto “Nothing about us, without us (Nada
sobre nós, sem nós)” as the author himself is visually impaired. Although tactile cartography
resources are little-known and not commonly found in Higher Education, they provide students with
several different possibilities and benefits in their learning process, mobility, social interaction, and
education, which would be even greater under different circumstances. Even when embossed
materials were made available mainly in Basic Education, matters of usability did not allow students
to fully reach a rational understanding which could be continued and perfected later on. However,
the importance given to a teaching methodology that guides and accompanies this exploration and
learning from tactile resources from a non-visual perspective was unanimous. From these facts one
may conclude that visually impaired students can easily construct mental images of visual elements
when tactile cartography resources are combined with sufficient three-dimensional features and
with an appropriate teaching methodology. Furthermore, it is high time new ways of designing and
making these resources with three-dimensional printers with higher quality, durability, and
portability were adopted. Therefore, the product elaborated in this research offers an initial
contribution to a technical norm on tactile cartography from the perspective of an inclusive teaching
and learning process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cartografia tátil | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Política inclusiva | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Tactile cartography | eng |
dc.subject | Visual impairment | eng |
dc.subject | Inclusive policies | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.title | Cartografia tátil: política inclusiva para estudantes com deficiência visual na educação superior | por |
dc.title.alternative | Tactile cartography: inclusive policies for visually impaired students in higher education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Com a crescente inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior, mudanças nos
subsídios técnicos e pedagógicos que garantam o processo ensino e aprendizagem são urgentes.
Em relação aos estudantes com cegueira ou baixa visão, a mobilidade no campus universitário e
o acesso às imagens visuais utilizadas em sala de aula, como mapas, gráficos e desenhos,
adaptados de modo a permitir o alcance, a exploração e a apreensão de suas características com
a máxima autonomia e independência possíveis, provavelmente são as maiores das
inacessibilidades que precisam superar. Assim, a presente pesquisa, qualitativa e aplicada, tem
por objetivo conhecer os aspectos da cartografia tátil e sua usabilidade para o processo de ensino
e aprendizagem a estudantes com deficiência visual na Educação Superior. Coletou dados em
entrevistas por pautas junto a seis estudantes universitários com cegueira ou baixa visão e
categorizou os resultados por análise de conteúdo, sob o lema “Nada sobre nós, sem nós”, que se
dá mesmo antes desta etapa por também possuir deficiência visual o seu autor. Desse modo,
verifica-se que os recursos da cartografia tátil são ainda pouco conhecidos e encontrados na
Educação Superior, apresentando estes estudantes assim mesmo possibilidades e benefícios na
aprendizagem, mobilidade, interação social e formação acadêmica, que seriam ainda maiores se
o quadro fosse outro. Até mesmo quando materiais em relevo foram disponibilizados, na Educação
Básica principalmente, questões de usabilidade não permitiram atingir um conhecimento pleno,
racional ou que fosse ao menos continuado e aperfeiçoado posteriormente. Mas foi unânime a
importância dada a uma metodologia de ensino que oriente e acompanhe esta exploração e
aprendizagem a partir de recursos táteis e, logicamente, dentro de uma perspectiva não visual.
Conclui-se, então, que um estudante com deficiência visual pode facilmente construir imagens
mentais de elementos visuais quando os recursos da cartografia tátil se conjugam a características
tridimensionais suficientes e a uma metodologia de ensino adequada. Além disso, que já está em
tempo de adotar-se novas formas de concepção e confecção destes recursos, com maior
qualidade, durabilidade e portabilidade, por exemplo, a partir de impressoras tridimensionais. E
para tanto, o produto elaborado nesta pesquisa traz subsídios iniciais para uma norma técnica
sobre a cartografia tátil na perspectiva do ensino-aprendizagem inclusivo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pavão, Sílvia Maria de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6934897603622261 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Josefa Lídia Costa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0621869920121540 | por |
dc.contributor.referee2 | Thoma, Adriana da Silva | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6828229463519199 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1148828156588441 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |