dc.contributor.advisor | Falkembach, Gilse Antoninha Morgental | |
dc.creator | Sausen, Leandro Delgado | |
dc.date.accessioned | 2019-01-07T11:31:31Z | |
dc.date.available | 2019-01-07T11:31:31Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15224 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Over the last few years there has been much discussion about the use of Information and Communication Technologies (ICT) in pedagogical activities. Teacher training contemplates the use of these technologies in pedagogical practices. The new generation of children and young people of the 21st century has already been born in a technological society, connected and there is no more escaping. Therefore, mobile technologies such as tablets and cell phones, for example, begin to gain space in the teaching and learning processes. This article has the purpose of presenting the use of digital resources in order to enhance the teaching and learning of technical components. The object of study is the use of mobile technologies through the use of a simulator application to support the study of radio communications and wave radiation in a class of trainees of the Telecommunication Technician course of a private school in the municipality of Santa Maria , Rio Grande do Sul. The qualitative research studied the particularities of the migration of the activities in the laboratory to activities with cellular use with the WiFi-Fresnel application. The students demonstrated a greater commitment to use the digital resource and a little difficulty with the application interface, but this innovation improved the productivity of the class allowing time gains and increase the learning quality of radio communications and wave radiation with the possibility to simulate the theory through a digital resource that students can manipulate and visualize the results directly. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Qualidade da aprendizagem | por |
dc.subject | Dispositivos móveis | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Quality of learning | eng |
dc.subject | Mobile devices | eng |
dc.subject | Pedagogical practices | eng |
dc.title | Tecnologias móveis: práticas pedagógicas inovadoras | por |
dc.title.alternative | Moving technologies: innovative pedagogical practices | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Vila Flores, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Ao longo dos últimos anos muito se discute sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades pedagógicas. A formação dos professores contempla o uso dessas tecnologias nas práticas pedagógicas. A nova geração de crianças e jovens do século XXI já nasceu em uma sociedade tecnológica, conectada e disso não se tem mais como fugir. Por isso, as tecnologias móveis como tablets e celulares, por exemplo, começam a ganhar espaço nos processos de ensino-aprendizagem. Este artigo tem a finalidade de apresentar a utilização de recursos digitais no intuito de potencializar o ensino e a aprendizagem de componentes técnicos. O objeto de estudo é a utilização de tecnologias móveis, através do uso de um aplicativo simulador para suporte ao estudo das comunicações de rádio e radiação de ondas em uma turma de formandos do curso de Técnico em telecomunicações de uma escola particular do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa qualitativa estudou as particularidades da migração das atividades em laboratório para atividades com uso do celular com o aplicativo WiFi-Fresnel. Os alunos demonstraram maior engajamento ao utilizar o recurso digital e um pouco de dificuldade com a interface do aplicativo, porém esta inovação melhorou a produtividade da aula permitindo ganhos de tempo e incremento na qualidade da aprendizagem das comunicações de radio e radiação das ondas de Fresnel com a possibilidade de simular a teoria através de um recurso digital que os alunos conseguem manipular e visualizar os resultados de forma direta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |