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dc.contributor.advisorFialho, Vanessa Ribas
dc.creatorAires, Jéssica Pontes
dc.date.accessioned2019-01-07T11:46:58Z
dc.date.available2019-01-07T11:46:58Z
dc.date.issued2018-12-07
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15225
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractEsta pesquisa tiene como objetivo general propone la instauración de laboratorios de lenguas extranjeras en las escuelas, dentro de los laboratorios de informática, mostrar una nueva perspectiva para la enseñanza de lenguas viabilizando la junción del espacio físico (laboratorio) con espacio virtual y con las nuevas tecnologías y sus herramientas originarias del internet y del ordenador. El estudio es de carácter cualitativo y utiliza de los principios de la etnografía para evaluar las prácticas comunicacionales mediadas por el ordenador. Para la averiguación de la pesquisa fue verificada la literatura del área, percibiendo la enseñanza de lenguas y el ordenador, la inserción del ordenador en la escuela y la historia del laboratorio de lenguas. También fueron delimitadas las herramientas con base en algunos criterios establecidos: cuanto la disponibilidad gratuita, y en aplicativos; sus designios para la enseñanza y objetivos; además de las habilidades motivadas. Así, para componer la página fueron seleccionadas las herramientas de uso común y la indicación de la habilidad determinada, creándose un laboratorio de lenguas virtual por medio de la estructuración de una página. Con eso,intento rediseñar los laboratorios de enseñanza de lenguas, donde la tecnología se une al que debería ser el principal objetivo de la educación, el cambio constante de conocimiento. Y, en este sentido, se queda evidente que la diversidad de herramientas disponibles en la web cuando aplicadas en la enseñanza de idiomas solo favorecen para el estímulo, aunque indirectamente, de cualquier habilidad comunicativa.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLaboratóriopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLíngua estrangeirapor
dc.subjectFerramentaspor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEnseñanzaspa
dc.subjectLengua extranjeraspa
dc.subjectHerramientasspa
dc.titleUma nova perspectiva para os laboratórios de ensino de línguaspor
dc.title.alternativeUna nueva perspectiva para los laboratorios de enseñanza de lenguasspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Vila Flores, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral propor a instauração de laboratórios de línguas estrangeiras nas escolas, dentro dos laboratórios de informática, mostrar uma nova perspectiva para o ensino de línguas viabilizando a junção do espaço físico (laboratório) com espaço virtual e com as novas tecnologias e suas ferramentas advindas da internet e do computador. O estudo é de caráter qualitativo e utiliza os princípios da etnografia para avaliar as práticas comunicacionais mediadas pelo computador. Para averiguação desta pesquisa foi verificada a literatura da área, percebendo o ensino de línguas e o computador, a inserção do computador na escola e a história dos laboratórios de línguas. Também foram delimitadas as ferramentas disponíveis de forma gratuita na internet para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: ler, ouvir, escrever e falar; ocorrendo assim a avaliação destas ferramentas com base em alguns critérios estabelecidos: quanto à disponibilidade gratuita e em aplicativos; seus desígnios para o ensino e objetivos, além das habilidades motivadas. Assim, para compor a página foram selecionadas as ferramentas de uso comum e a indicação da habilidade determinada, criando-se um laboratório de línguas virtual por meio da estruturação de uma página. Com isso, intento redesenhar os laboratórios de ensino de línguas, onde a tecnologia se une ao que deveria ser o principal objetivo da educação, a troca constante de conhecimento. E neste sentido, fica evidente que há diversidade de ferramentas disponíveis na web quando aplicadas ao ensino de idiomas só favorecem para o estímulo, ainda que indiretamente, de qualquer habilidade comunicativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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