Produção de vídeos em língua espanhola: o whatsapp como meio de interação
Abstract
O presente trabalho surge da necessidade de alternativas para o trabalho com Língua estrangeira na escola, mais especificamente a Língua Espanhola. A baixa carga horária da disciplina torna o trabalho, muitas vezes, desgastante e monótono, já que a falta de contato dos estudantes com o professor tende a ocasionar o desinteresse ou, até mesmo, uma certa desvalorização. Portanto, sabendo da escassez de tempo presencial, com apenas 1hora/aula semanal, nos propomos a tentar resolver a seguinte questão: é possível trabalhar de maneira significativa a produção de vídeos nas aulas de Língua Espanhola? Com isto, pretendemos relatar um projeto de ensino de Língua Espanhola que envolve o uso do aplicativo WhatsApp e a produção de vídeos na língua estrangeira. O trabalho com os vídeos seguiu uma sequência de pesquisas, discussões, divisão de grupos e adaptações de roteiros e falas. Os vídeos produzidos foram baseados em Chavo del Ocho, seriado mexicano. Nas aulas, os estudantes pesquisaram episódios, selecionaram algumas cenas, adaptaram alguns personagens e/ou falas, traduziram partes das adaptações e gravaram os vídeos. O WhatsApp entrou nesta proposta como um meio de interação extraclasse. Por meio dele, os alunos puderam manter contato uns com os outros e com o professor, tornando as discussões mais frequentes e, assim, mais produtivas. Como resultado, foi perceptível o aumento no índice de interesse dos alunos pela disciplina. A participação nas aulas se tornou mais produtiva, inclusive com alunos que pouco se expressavam em sala de aula passando a se impor mais, participando mais efetivamente das propostas.
Collections
The following license files are associated with this item: