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dc.contributor.advisorMoreira, Tânia Maria
dc.creatorStreb, Vanessa
dc.date.accessioned2019-01-08T11:27:48Z
dc.date.available2019-01-08T11:27:48Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15236
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractLos agentes penitenciarios trabajan bajo regímenes que, generalmente, no les permiten participar en cursos, necesarios para el perfeccionamiento profesional. Frente a este obstáculo, surgen las Tecnologías de Información y Comunicación para crear oportunidades de enseñanza, por ejemplo de lenguas extranjeras. Delante de un señor argentino preso en un estabelecimiento penal de Rio Grande do Sul, tras la dificultad de la comunicación relatada por los servidores, surge la idea de proponer un curso virtual de español, con fines específicos, orientado a los agentes penitenciarios de RS, lugar que divide fronteras con países hispanohablantes y recibe prisioneros nativos de las Repúblicas Federativas vecinas. Para que se presente el proyecto de curso de Español Instrumental, en la plataforma Moodle, se hará una síntesis teórica acerca del Enfoque Instrumental, el Análisis de Necesidades, la TIC, la Educación a Distancia y el Enfoque Comunicativo. Después, se presentará un análisis sobre los cursos de Español Básico 1 y 2 ofrecidos por la Rede EaD – SENASP. A partir de esto, la propuesta es que el curso sea elaborado durante el 7º semestre por los alumnos del curso de Letras – Español y Literaturas, modalidad a distancia, de la Universidad Federal de Santa Maria. En este período deberán ser definidas las metodologías que contemplan el abordaje comunicativo y analizada la necesidad de los alumnos en la lengua. En el semestre siguiente el curso podrá ser desarrollado y los discentes del español actuarán como profesores, valiéndose de la TIC, para realizar esa etapa de graduación acompañados por la profesora de la asignatura y por los tutores.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEspanhol instrumentalpor
dc.subjectEaD (Educação a Distância)por
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectAgentes penitenciáriospor
dc.subjectRio Grande do Sulpor
dc.subjectEspañol instrumentalspa
dc.subjectEducación a distanciaspa
dc.titleUma proposta de curso de espanhol instrumental através do moodle voltado a agentes penitenciários do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeUna propuesta de curso de español instrumental a través del moodle para agentes penitenciarios de Rio Grande do Sulspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoOs agentes penitenciários trabalham sob regimes que, geralmente, não os possibilitam participarem de cursos, necessários para o aperfeiçoamento profissional. Frente a esse empecilho, surgem as Tecnologias de Informação e Comunicação para oportunizarem o ensino, por exemplo, de línguas estrangeiras. Diante de um senhor argentino preso em um estabelecimento penal do Rio Grande do Sul, após a dificuldade de comunicação relatada pelos servidores, surge a ideia de propor um curso virtual de espanhol, com fins específicos, voltado aos agentes penitenciários do RS, local que divide fronteiras com países hispanofalantes e recebe prisioneiros nativos das Repúblicas Federativas vizinhas. Para que seja apresentado o projeto de curso de Espanhol Instrumental, na plataforma Moodle, far-se-á uma síntese teórica sobre a Abordagem Instrumental, a Análise de Necessidades, as TIC, a Educação a Distância e a Abordagem Comunicativa. Após, será apresentada uma análise sobre os cursos de Espanhol Básico 1 e 2 oferecidos pela Rede EaD - SENASP. A partir disso, a proposta é que o curso seja elaborado durante o 7º semestre pelos alunos do curso de Letras – Espanhol e Literaturas, modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Maria. Nesse período, deverão ser definidas as metodologias que contemplem a abordagem comunicativa e levantada a necessidade dos aprendizes da língua. No semestre seguinte o curso poderá ser desenvolvido e os discentes do espanhol atuarão como professores, valendo-se das TIC, para realizarem essa etapa da graduação, supervisionados pela professora da disciplina e pelos tutores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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