Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorOliveira, Marli Almeida de
dc.date.accessioned2019-01-08T12:58:02Z
dc.date.available2019-01-08T12:58:02Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15240
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present paper has the main objective to investigate and identify the formative proposals that prioritize the insertion and promotion of Information and Communication Technologies applied to Education, in the continuing education of teachers of the public network of the municipality of Toropi / RS. The research was conducted with the participation of 10 teachers, who were invited from among the 03 municipal schools in the municipality. A qualitative approach was used as methodology, as well as the documentary study and a questionnaire with open and closed questions. After analyzing the documents and the answers obtained in the questionnaire, it was possible to verify that, although the continuous training offered to the municipal teachers is very broad and attend to the workload established in the Career Plan of the Magisterium, it does not contemplate the theme about the use technologies applied to education. Given this, the research has taken different directions, therefore, is concerned with the reality studied. With the authorization and collaboration of the management teams, the contextualized auto (trans) formative contexts of learning were provided to the interested teachers, because we understand that for processes of dialogic interaction, it is necessary to deal with different degrees of interactivity, favoring heterogeneous teaching- learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectProfessoraspor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleAs tecnologias da informação e da comunicação na formação continuada de profesores: um estudo de caso no município de Toropi/RSpor
dc.title.alternativeThe information and communication technologies in continued teacher training: a case study in the municipality of Toropi/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo central investigar e identificar as propostas formativas que priorizem a inserção e promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação, na formação continuada de professores da rede pública do município de Toropi/RS. À pesquisa foi conduzida com a participação de 10 professoras, que foram convidadas dentre as 03 escolas municipais existentes no município. Foi utilizada como metodologia uma abordagem de cunho qualitativo, bem como, o estudo documental e um questionário com questões abertas e fechadas. Após a análise dos documentos e das respostas obtidas no questionário, foi possível constatar que, apesar da formação continuada ofertada às professoras municipais ser bem ampla e atender a carga horária estabelecida no Plano de Carreira do Magistério, a mesma não contempla a temática sobre o uso das tecnologias aplicadas à educação. Diante disso, a pesquisa tomou rumos diferentes, pois, preocupa-se com a realidade estudada. Com autorização e colaboração das equipes diretivas foram proporcionados às professoras interessadas momentos auto(trans)formativos contextualizados de aprendizagem, pois entendemos que para que ocorram processos de interação dialógica, faz-se necessário lidar com diferentes graus de interatividade, favorecendo ambientes heterogêneos de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto