Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulegon, Ana Marli
dc.creatorScariotti, Fabricio Bevilaqua
dc.date.accessioned2019-01-08T13:19:41Z
dc.date.available2019-01-08T13:19:41Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15242
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractDue to the advances and multiplication of information and communication technologies (TIC) and the increase in access to them due to the greater availability of computers, smartphones and tablets, we have to consider the need to develop a digital culture in the stages of basic education, both of students and teachers. In this sense, the National Curricular National Base (BNCC) proposes that programming techniques, combined with the use of TIC in basic education, will contribute to the development of digital culture. In the quest to understand the different approaches to digital culture based on the National Curriculum Base (BNCC) in school practice and to reflect how digital technologies are contributing as elements that constitute the daily life of the school, we have developed this work. The results show that many teachers are interested in inserting and thinking about the technological resources in their classes, but they do not yet do so in the totality of activities. Teachers say that students enjoy classes more when technology is entered, even those who do not have access to the internet and computer at home. They believe that the use of technology in class from the earliest years of school together with the techniques that activate students' logical and mathematical thinking will influence not only as a student but as a human being.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectCultura digitalpor
dc.subjectBNCC (Base Nacional Comum Curricular)por
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectDigital cultureeng
dc.subjectNational Curricular Common Baseeng
dc.titleCultura digital no ensino básicopor
dc.title.alternativeCulture digital in basic educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tapejara, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEm decorrência dos avanços e da multiplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e do aumento ao acesso a elas pela maior disponibilidade de computadores, smartphones e tablets temos que considerar a necessidade do desenvolvimento de uma cultura digital nas etapas do ensino básico, tanto dos alunos quanto dos professores. Neste sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que técnicas de programação, aliada ao uso de TIC no ensino básico, contribuirão para o desenvolvimento da cultura digital. Na busca por compreender as diferentes abordagens sobre o termo cultura digital baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na prática escolar e refletir como as tecnologias digitais estão contribuindo como elementos que constituem o cotidiano da escola, desenvolvemos este trabalho. Os resultados mostram que muitos professores preocupam-se em inserir e pensar nos recursos tecnológicos em suas aulas, porém ainda não o fazem na totalidade das atividades. Os professores dizem que os alunos gostam mais das aulas quando a tecnologia é inserida, mesmo aqueles que não possuem acesso à internet e computador em casa. Eles acreditam que o uso das tecnologias nas aulas desde os primeiros anos da escola, aliadas as técnicas que ativam o raciocínio lógico e matemático dos alunos, irá influenciar no futuro não somente como aluno, mas como ser humano.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto