Reflexões sobre a inclusão de uma aluna com síndrome de Down nas aulas de Educacão Física
Abstract
O objetivo deste estudo foi analisar o contexto da inclusão nas aulas de Educação Física (EF) do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Campo Bom. A metodologia utilizada para a elaboração desta pesquisa foi de cunho qualitativo, pautada em critérios de investigação previamente estabelecidos e que utilizou como instrumentos para a coleta de dados a entrevista semiestruturada e o diário de campo, no qual se encontram registradas todas as informações coletadas no período de observação das aulas de Educação Física. Colaboraram com este estudo a professora de EF da turma e a professora da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Campo Bom e o grupo observado, formado por alunos do 1º ano. A análise dos dados coletados aconteceu a partir de duas perspectivas: educação especial e educação inclusiva e o processo inclusivo nas aulas de Educação Física. Com base nos resultados obtidos, é possível afirmar que, apesar das evoluções observadas no decorrer da história, ainda existe necessidade de se estabelecer com maior clareza os objetivos da inclusão na escola para que, de fato, o processo inclusivo aconteça e os alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) recebam o atendimento adequado às suas necessidades e que a Educação Física poderia ser um espaço de igualdade no qual a estimulação constante e adequada proporcionaria o pleno desenvolvimento da criança, objetivando, entre outros, a sua autonomia e autoconfiança. Concluiu-se, portanto, que a adaptação, apesar de necessária em algumas situações, não se fez necessária nesta situação em específico, por entender que a aluna com Síndrome de Down (SD) era perfeitamente capaz de responder às solicitações da professora de Educação Física e acompanhar o restante do grupo na realização das atividades e que a escola ainda necessita conduzir com maior clareza seus objetivos em relação à inclusão de seus alunos. Os professores deveriam estar mais bem preparados para atender situações de inclusão na escola e a Educação Física deveria explorar melhor seus objetivos, no sentido de oportunizar com maior frequência situações de igualdade em que a diferença seja entendida como elemento e parte do aprendizado.
Collections
The following license files are associated with this item: