dc.contributor.advisor | Canfield, Marta de Salles | |
dc.creator | Andrade, Francisco Leandro de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2019-01-09T14:45:17Z | |
dc.date.available | 2019-01-09T14:45:17Z | |
dc.date.issued | 2015-02-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15275 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Handling skills constitute a group of skills that involve the objects manipulation or control. Throwing is one of the most useful Fundamental Motor Skills functionally; is inherent in sports like baseball and softball and is involved in sports such as basketball, football, handball and cricket. There are different types of throw, the throw underneath with one hand and the throw over his shoulder. But the latter has been a Motor Skill Fundamental much studied recently by several researchers. Over time, researchers have been examining the throw by the product and / or process approach. In the present study we sought verify whether the different constraints of the task would change the fundamental pattern of throw over the shoulder. Participated in the study 22 children aged from 06 to 12 years, with 06 girls and 16 boys who were part of the "Sport in School", conducted at EricoVerissimo school in São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul, Brazil . Was used a "test situation" in which the student had to throw a rubber ball to a target that was in front of him, positioned at three different distances: 03, 06 and 09 meters. The distance of the target was gradually increased from 03 to 09 meters. For the data analysis was used the matrix of developmental sequence of the throw. It was found that as the throw distance increased, naturally the thrower fits the movement for that distance, i.e., changes the pattern of movement. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Desempenho psicomotor | por |
dc.subject | Destreza motora | por |
dc.subject | Atividade motora | por |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Child development | eng |
dc.subject | Psychomotor performance | eng |
dc.subject | Motor skills | eng |
dc.subject | Motor activity | eng |
dc.title | Padrão fundamental de arremessar: diferentes restrições da tarefa | por |
dc.title.alternative | Standard of fundamental hurl: different restrictions of task | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | As habilidades de manipulação constituem um grupo de habilidades que envolvem a manipulação ou o controle de objetos. Arremessar é uma das Habilidades Motoras Fundamentais mais úteis funcionalmente; é inerente a esportes como o beisebol e o softball e está envolvida em esportes como basquetebol, futebol e handebol. Há diferentes tipos de arremesso, o arremesso por baixo com uma das mãos e o arremesso por sobre o ombro. Mas, este último tem sido uma Habilidade Motora Fundamental muito estudada nos últimos tempos por diversos pesquisadores. Ao longo do tempo, os pesquisadores têm examinado o arremesso pela abordagem do produto e/ou do processo. No presente estudo buscou-se verificar se as diferentes restrições da tarefa mudariam o padrão fundamental do arremesso por cima do ombro. Participaram do estudo 22 crianças com idade entre 06 e 12 anos, sendo 06 meninas e 16 meninos que faziam parte do projeto “Esporte na Escola”, conduzido na escola Érico Veríssimo no município de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul, Brasil. Foi utilizada uma “situação teste” onde o aluno tinha que arremessar uma bola de borracha a um alvo que estava a sua frente, posicionado em três distâncias diferentes: 03, 06 e 09 metros. A distância do alvo foi aumentada gradativamente dos 03 para os 09 metros. Para análise dos resultados utilizou-se a matriz da sequência de desenvolvimento do arremesso. Verificou-se que à medida que a distância do arremesso aumentava, naturalmente o arremessador adequava o movimento para aquela distância, ou seja, mudava o padrão do movimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |