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dc.contributor.advisorCanfield, Marta de Salles
dc.creatorAndrade, Francisco Leandro de Oliveira
dc.date.accessioned2019-01-09T14:45:17Z
dc.date.available2019-01-09T14:45:17Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15275
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractHandling skills constitute a group of skills that involve the objects manipulation or control. Throwing is one of the most useful Fundamental Motor Skills functionally; is inherent in sports like baseball and softball and is involved in sports such as basketball, football, handball and cricket. There are different types of throw, the throw underneath with one hand and the throw over his shoulder. But the latter has been a Motor Skill Fundamental much studied recently by several researchers. Over time, researchers have been examining the throw by the product and / or process approach. In the present study we sought verify whether the different constraints of the task would change the fundamental pattern of throw over the shoulder. Participated in the study 22 children aged from 06 to 12 years, with 06 girls and 16 boys who were part of the "Sport in School", conducted at EricoVerissimo school in São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul, Brazil . Was used a "test situation" in which the student had to throw a rubber ball to a target that was in front of him, positioned at three different distances: 03, 06 and 09 meters. The distance of the target was gradually increased from 03 to 09 meters. For the data analysis was used the matrix of developmental sequence of the throw. It was found that as the throw distance increased, naturally the thrower fits the movement for that distance, i.e., changes the pattern of movement.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriançapor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectDesempenho psicomotorpor
dc.subjectDestreza motorapor
dc.subjectAtividade motorapor
dc.subjectChildeng
dc.subjectChild developmenteng
dc.subjectPsychomotor performanceeng
dc.subjectMotor skillseng
dc.subjectMotor activityeng
dc.titlePadrão fundamental de arremessar: diferentes restrições da tarefapor
dc.title.alternativeStandard of fundamental hurl: different restrictions of taskeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoAs habilidades de manipulação constituem um grupo de habilidades que envolvem a manipulação ou o controle de objetos. Arremessar é uma das Habilidades Motoras Fundamentais mais úteis funcionalmente; é inerente a esportes como o beisebol e o softball e está envolvida em esportes como basquetebol, futebol e handebol. Há diferentes tipos de arremesso, o arremesso por baixo com uma das mãos e o arremesso por sobre o ombro. Mas, este último tem sido uma Habilidade Motora Fundamental muito estudada nos últimos tempos por diversos pesquisadores. Ao longo do tempo, os pesquisadores têm examinado o arremesso pela abordagem do produto e/ou do processo. No presente estudo buscou-se verificar se as diferentes restrições da tarefa mudariam o padrão fundamental do arremesso por cima do ombro. Participaram do estudo 22 crianças com idade entre 06 e 12 anos, sendo 06 meninas e 16 meninos que faziam parte do projeto “Esporte na Escola”, conduzido na escola Érico Veríssimo no município de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul, Brasil. Foi utilizada uma “situação teste” onde o aluno tinha que arremessar uma bola de borracha a um alvo que estava a sua frente, posicionado em três distâncias diferentes: 03, 06 e 09 metros. A distância do alvo foi aumentada gradativamente dos 03 para os 09 metros. Para análise dos resultados utilizou-se a matriz da sequência de desenvolvimento do arremesso. Verificou-se que à medida que a distância do arremesso aumentava, naturalmente o arremessador adequava o movimento para aquela distância, ou seja, mudava o padrão do movimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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