Um olhar sobre o brincar as crianças como protagonistas em uma unidade proinfância do Rio Grande do Sul
Resumo
O presente estudo teve como foco principal conhecer uma unidade de Educação Infantil do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA) no que se refere à organização do espaço destinado ao brincar, bem como os brinquedos e brincadeiras proporcionadas a criança pequena, tendo em vista o que dizem as crianças com cinco anos de idade sobre o brincar nesse espaço. Este estudo fundamenta-se na concepção de criança como sujeito de direitos e ativos em seu processo educativo. Nesse sentido, buscou-se investigar e discutir como as crianças brincam, do que brincam o que mais gostam de fazer, em que espaços preferem ficar, que atividades despertam mais atenção, como se comunicam, como interagem e como de fato ocorre o brincar, partindo das verbalizações deles mesmos. Para isto foram realizadas entrevistas informais semiestruturada com crianças da referida Unidade Educação Infantil. Participaram da pesquisa oito crianças, seis meninas e dois meninos com cinco anos de idade. Pela análise e interpretação das falas das crianças foi possível perceber que as diferentes formas de mediação da professora, os materiais, brinquedos e organização dos ambientes têm grande influência no brincar pelas crianças. Observamos a importância do contexto Unidade de Educação Infantil estar organizada de forma a incentivar a imaginação e as brincadeiras, proporcionar espaços ricos, assim como do professor se colocar também como mediador de um ambiente rico para brincadeiras. Observamos que as crianças utilizam diferentes maneiras para se expressarem e são capazes de nos surpreender a cada momento com suas falas, gestos e atitudes. Consideramos importante que os profissionais que trabalham com a criança pequena desenvolvam uma escuta atenta e sensível para ouvir e considerar as diferentes vozes das crianças, conhecer seus ricos e sábios dizeres e interpretar seus olhares, pois só assim teremos de fato uma Educação Infantil significativa e de qualidade em que os saberes e conheceres das crianças são valorizados e respeitados.
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