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dc.contributor.advisorCanfield, Marta de Salles
dc.creatorDala Nora, Julia Graciela
dc.date.accessioned2019-01-11T13:11:50Z
dc.date.available2019-01-11T13:11:50Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15315
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis study had the main focus know a Child Education Unit of the National Program for Restructuring and Equipment Acquisition for Public School Network of the Child Education (Proinfância) in relation to the organization of space for the play, as well as toys and games offered little child, in view of that say the children with five years of age about the play in that space. This study is based on the conception of child as a subject of rights and assets in their educational process. In this sense, we sought to investigate and discuss how children play, of that playing what they love to do, in which spaces prefer to stay, what activities generate the most attention, how they communicate, how they interact and how does occur the play, starting from the verbalizations themselves. To this were held "conversations" with children of that Child Education Unit. For the analysis and interpretation of the words of children was observed that the different forms of mediation of the teacher the materials, toys and organization of environments have great influence in the play by the children. We note the importance of the school context be organized to encourage imagination and play, provide rich areas as well as the professional to position itself as also the mediator of a rich environment for play. We observed that children use different ways to express themselves and are able to surprise us every time with their speeches, actions and attitudes. We consider important that the professionals who work with small child develop an attentive and sensitive listening to hear and consider the different voices of children, know their rich and wise sayings and interpret their looks, because only then will we have in fact a significant and quality education in which the knowledge of the children are valued and respected.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectProinfânciapor
dc.subjectPlayingeng
dc.subjectChild educationeng
dc.titleUm olhar sobre o brincar as crianças como protagonistas em uma unidade proinfância do Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeA look on the play: children as actors in a drive proinfância of Rio Grande do Sul, BReng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais - EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo teve como foco principal conhecer uma unidade de Educação Infantil do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA) no que se refere à organização do espaço destinado ao brincar, bem como os brinquedos e brincadeiras proporcionadas a criança pequena, tendo em vista o que dizem as crianças com cinco anos de idade sobre o brincar nesse espaço. Este estudo fundamenta-se na concepção de criança como sujeito de direitos e ativos em seu processo educativo. Nesse sentido, buscou-se investigar e discutir como as crianças brincam, do que brincam o que mais gostam de fazer, em que espaços preferem ficar, que atividades despertam mais atenção, como se comunicam, como interagem e como de fato ocorre o brincar, partindo das verbalizações deles mesmos. Para isto foram realizadas entrevistas informais semiestruturada com crianças da referida Unidade Educação Infantil. Participaram da pesquisa oito crianças, seis meninas e dois meninos com cinco anos de idade. Pela análise e interpretação das falas das crianças foi possível perceber que as diferentes formas de mediação da professora, os materiais, brinquedos e organização dos ambientes têm grande influência no brincar pelas crianças. Observamos a importância do contexto Unidade de Educação Infantil estar organizada de forma a incentivar a imaginação e as brincadeiras, proporcionar espaços ricos, assim como do professor se colocar também como mediador de um ambiente rico para brincadeiras. Observamos que as crianças utilizam diferentes maneiras para se expressarem e são capazes de nos surpreender a cada momento com suas falas, gestos e atitudes. Consideramos importante que os profissionais que trabalham com a criança pequena desenvolvam uma escuta atenta e sensível para ouvir e considerar as diferentes vozes das crianças, conhecer seus ricos e sábios dizeres e interpretar seus olhares, pois só assim teremos de fato uma Educação Infantil significativa e de qualidade em que os saberes e conheceres das crianças são valorizados e respeitados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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