Competências docentes para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) durante o processo de alfabetização: relação público e privado
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Data
2017-06-23Autor
Luna, Fabiana de Miranda Rocha
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O presente estudo pretende investigar quais são as competências docentes para o uso das tecnologias, que são essenciais na fase inicial da alfabetização, bem como, verificar como tais competências podem contribuir para a promoção da aprendizagem dos alunos, tanto no âmbito da escola pública (municipal e estadual) como na escola privada. A metodologia adotada foi um estudo de caso e os dados foram coletados mediante inquérito por questionário online aplicado a docentes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Esperavam-se respostas de professores das duas redes públicas, assim como, da rede privada, contudo, não obteve-se participação de docentes da rede municipal. Os resultados obtidos revelam que os sujeitos da pesquisa elencam o domínio de recursos tecnológicos e a prontidão para construírem o saber necessário para desenvolverem práticas enriquecedoras com as TIC são competências relevantes e essenciais para a construção de conhecimento sobre a leitura e a escrita durante processo de alfabetização, tanto em contexto de escola estadual quanto em contexto de escola privada.
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