Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReginatto, Andrea Ad
dc.creatorLuna, Fabiana de Miranda Rocha
dc.date.accessioned2019-01-11T13:58:02Z
dc.date.available2019-01-11T13:58:02Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15319
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present article aims to investigate which are teachers' competences for the use of technologies, that are essential in the initial phase of literacy as well as to verify how such competences can contribute to the promotion of students' learning, both public school (municipal and state) also private school. The methodology adopted was a case study and the data were collected through an online questionnaire survey applied to teachers from the 1st to 3rd year of Elementary School. Replies were expected from teachers of both public schools, as well from the private school, however, there was no participation of teachers from the municipal one. The results show that the subjects of this research believe that the mastery of technological resources and the readiness to build a necessary knowledge to develop ICT, enriching practices are relevant and essential competences for the construction of knowledge about reading and writing during the process of literacy, both as in the context of a state school as in the context of a private school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectCompetências docentespor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectTeaching competenceeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.titleCompetências docentes para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) durante o processo de alfabetização: relação público e privadopor
dc.title.alternativeTeachers' competences for the use of information and communication technologies (ICT) during the literacy process: public and private relationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Novo Hamburgo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationCentro de Artes e Letraspor
dc.description.resumoO presente estudo pretende investigar quais são as competências docentes para o uso das tecnologias, que são essenciais na fase inicial da alfabetização, bem como, verificar como tais competências podem contribuir para a promoção da aprendizagem dos alunos, tanto no âmbito da escola pública (municipal e estadual) como na escola privada. A metodologia adotada foi um estudo de caso e os dados foram coletados mediante inquérito por questionário online aplicado a docentes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Esperavam-se respostas de professores das duas redes públicas, assim como, da rede privada, contudo, não obteve-se participação de docentes da rede municipal. Os resultados obtidos revelam que os sujeitos da pesquisa elencam o domínio de recursos tecnológicos e a prontidão para construírem o saber necessário para desenvolverem práticas enriquecedoras com as TIC são competências relevantes e essenciais para a construção de conhecimento sobre a leitura e a escrita durante processo de alfabetização, tanto em contexto de escola estadual quanto em contexto de escola privada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto