Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMazzardo, Mara Denize
dc.creatorStormowski, Jéssica
dc.date.accessioned2019-01-11T14:11:11Z
dc.date.available2019-01-11T14:11:11Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15320
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work presents the results of a research on Integration of the Digital Interactive Whiteboard in the teaching practices of teachers from the initial levels of Elementary School, with the general objective to develop knowledge that allows the integration of the digital whiteboard in the teaching practices of teachers from the Initial Years of Elementary Education. This study was developed through Action Research. The data were obtained through the analysis of the activities developed in a training workshop on the Digital Whiteboard and a questionnaire. The results show that teachers had difficulties in exploring the technical and pedagogical resources presented in the workshop, but they were able to interact with the board and showed great interest in learning. It is necessary to advance and apply the knowledge acquired to develop didactic activities with students. Another finding is the need for a professional to provide technical support to teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLousa digital interativapor
dc.subjectPesquisa-açãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPráticas didáticaspor
dc.subjectDigital interactive whiteboardeng
dc.subjectAction researcheng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectDidactic practiceseng
dc.titleIntegração da lousa digital nas práticas didáticas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeIntegration of the digital interactive whiteboard in the teaching practices of teachers from the initial levels of elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre Integração da Lousa Digital Interativa nas práticas didáticas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral desenvolver conhecimentos que possibilitem a integração da Lousa Digital nas práticas didáticas dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O tipo de investigação desenvolvida foi a Pesquisa-Ação. Os dados foram obtidos por meio da análise das atividades desenvolvidas em uma oficina de formação sobre a Lousa Digital e de um questionário. Os resultados evidenciam que os professores tiveram dificuldades na exploração dos recursos técnicos e pedagógicos apresentados na oficina, mas mesmo assim conseguiram interagir com a lousa e demonstraram muito interesse em aprender. É necessário avançar e aplicar os conhecimentos adquiridos para desenvolver atividades didáticas com os alunos. Outra constatação é a necessidade de um profissional de apoio técnico para os professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto