Mostrar registro simples

dc.creatorColognese, Milena
dc.date.accessioned2019-01-11T14:34:28Z
dc.date.available2019-01-11T14:34:28Z
dc.date.issued2017-12-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15321
dc.description.abstractThis dissertation proposes to describe the construction of a pedagogy of the creative process in dance from the relation between the danced movement and word. The research has a qualitative approach with a narrative type, and it starts from the narratives of the creation process to extract problems and move concepts. The reports of the practical experiments made while the researcher wrote this text highlight some recurrent elements of the relation between the poetic word and the dance movement: literality, non-action and memory. In order to present the ways in which the researcher engenders knowledge through the process of creation, the objective is to develop a reflection about the relationship between the word and danced movement, and to describe the implicit pedagogies of the creation process. The writing is about the poetic use of the word - reading poems, for example - and the resulting movement - gesture, voice, danced movements. In the contact with the materialities, it is intuited that the link of the word with the movement occurs in the production of presence and as a performative action, that is, the word as presentification of the senses produced in reading, as event, occurrence, performance. The relevance of the study revolves around the emergence and rescue of the poetic word in artistic and pedagogical practices. New forms of teaching/learning are indicated in the scope of Dance and literary reading, in which the poetic use as a potent producer of culture is perceived. The research, inserted in the field of Education and Art, reveals itself as a search for the legitimation and relation of knowledge through the process of creation in dance, whose experience presents itself, therefore, as poetic-pedagogical.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcesso de criaçãopor
dc.subjectPresençapor
dc.subjectMovimento dançadopor
dc.subjectPalavrapor
dc.subjectCreation processeng
dc.subjectPresenceeng
dc.subjectDanced movementeng
dc.subjectWordeng
dc.titleTecitura poeticopedagógica: a palavra como presença no processo de criaçao em dançapor
dc.title.alternativePoetic-pedagogical weaving: the word as a presence in the creation process in danceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação propõe-se à descrição da construção de uma pedagogia do processo criativo em dança, a partir da relação movimento dançado e palavra. A pesquisa, com abordagem qualitativa do tipo narrativa, parte das narrativas do processo de criação, para extrair os problemas e mover conceitos. Os relatos das experimentações práticas, realizadas, ao longo da escrita deste texto, pela própria pesquisadora, evidenciam alguns elementos recorrentes na relação da palavra poética com o movimento dançado: como a literalidade, a não-ação e a memória. Para apresentar os modos pelos quais a pesquisadora engendra saberes por intermédio do processo de criação, objetiva-se desenvolver uma reflexão acerca da relação palavra e movimento dançado; e descrever as pedagogias implícitas do processo de criação. A escrita versa acerca do uso poético da palavra – leitura de poemas, por exemplo –, e do movimento decorrente – gesto, voz, movimentos dançados. No contato com as materialidades, intui-se que o liame da palavra com o movimento ocorre na produção de presença e como ação performancial, ou seja, a palavra como presentificação dos sentidos produzidos na leitura, como evento, acontecimento, performance. A relevância do estudo gira em torno da emergência e do resgate da palavra poética nas práticas, artísticas e pedagógicas. Indica-se novas formas de ensino/aprendizagem no âmbito da Dança e da leitura literária, nas quais percebe-se o uso poético como potente produtor de cultura. A pesquisa, inserida no campo da Educação e da Arte, revela-se como uma busca pela legitimação e relação dos saberes por intermédio do processo de criação em dança cuja experiência apresenta-se, portanto, como poeticopedagógica.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcelo de Andrade
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee1Icle, Gilberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227456713763579por
dc.contributor.referee2Duarte, Carlise Scalamato
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4867942850562251por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5186445031569005por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International