dc.contributor.advisor | Günther, Maria Cecília Camargo | |
dc.creator | Clates, Daniela de Moura | |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T12:39:08Z | |
dc.date.available | 2019-01-14T12:39:08Z | |
dc.date.issued | 2016-02-22 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15341 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | The study aimed to analyze and understand the way the formative experiences
accumulated in PIBID - subproject "Culture Sports School" reverberate in the process
of professional socialization of novice teachers in school systems. The investigated
group consisted of up degree course graduates in EF CEFD / UFSM were PIBID
fellows during graduation for at least one full semester. In addition, the selected
teachers work in school systems and are at the beginning of the teaching career.
This research was conducted with descriptive which included literature review,
questionnaires and biographical-narrative character interviews. The method used
was the method (auto) biographical / life stories. After analysis of the narratives
emerged categories: Construction of teachers' identities subdivided into: a) striking
sociocorporal experiences - experiences that these can be considered as the
beginning of the teacher training process; b) The initial training - that despite failure in
some aspects influences the formation and constitution of identity; c) teaching
experience even students - through this practice teachers started to develop habitus,
built in the socialization processes; and professional socialization process,
subdivided into: a) the training course and the experiences of PIBID - the
experiences of the day to day of school; b) Become a teacher every day -
professional socialization of teachers. Therefore, the experiences of the teachers in
PIBID, important contributions to the formation of the same, with regard to the
professional socialization, the diversity of experiences and paths that investigated
traced. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Processo de socialização | por |
dc.subject | PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Process of socialization | eng |
dc.title | O PIBID e o processo de socialização docente de professores iniciantes de Educação Física | por |
dc.title.alternative | The PIBID and socialization process of teaching teachers beginners of Physical Education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O estudo teve como objetivo analisar e compreender o modo que as experiências
formativas acumuladas no PIBID – subprojeto “Cultura Esportiva da Escola”
repercutem no processo de socialização profissional dos docentes iniciantes nas
redes de ensino. O grupo de investigados consistiu-se de egressos do curso de
licenciatura em EF do CEFD/UFSM que foram bolsistas PIBID durante a graduação
por no mínimo um semestre completo. Além disso, os professores selecionados
atuam em redes escolares e encontram-se no início da carreira docente. Esta
pesquisa foi desenvolvida com caráter descritivo que incluiu revisão de literatura,
questionários e entrevistas de caráter biográfico-narrativo. O método utilizado foi o
método (auto) biográfico/histórias de vida. Após análise das narrativas emergiram as
categorias: Construção das identidades dos professores subdivido em: a)
Experiências sociocorporais marcantes – experiências essas que podem ser
consideradas como o início do processo de formação do professor; b) A formação
inicial – que apesar de falha em alguns aspectos influencia na formação e
constituição da identidade; c) A vivência docente ainda discente – através desta
prática os professores passaram a desenvolver habitus, construído nos processos
de socialização; e Processo de socialização profissional, subdividido em: a) O
percurso formativo e as experiências do PIBID – as experiências vividas no dia a dia
da escola; b) Tornar-se professor a cada dia – socialização profissional de
professores. Portanto, as experiências vivenciadas pelos professores no PIBID,
representaram importantes contribuições para a formação dos mesmos, no que diz
respeito à socialização profissional, a diversidade de experiências e percursos, que
os investigados traçaram. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |