A inserção de tecnologias da informação e comunicação nos livros didáticos de biologia: aplicação no estudo de genética
Resumo
A utilização crescente da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade mostra a possibilidade de aproximação das mesmas com o ambiente escolar. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) integram-se às atividades de ensino e aprendizagem e adequam-se à demanda social que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Nesse contexto, é necessário considerar a importância dos Livros Didáticos nas escolas, uma vez que é um material amplamente distribuído na educação básica e é um dos principais recursos existentes nas salas de aula, definindo o que e de que forma serão trabalhados os temas em sala. Deste modo, o presente trabalho buscou verificar os livros didáticos de Biologia quanto à inserção de aspectos das TIC no Ensino de Ciências, dando ênfase ao Ensino de Genética. Para isso, foram analisados livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático acerca da presença/indicação de TIC como ferramenta pedagógica aliada ao Ensino de Genética. Os resultados demonstraram que o número de páginas que apresentam alguma indicação para TIC ainda é restrito e que existe uma carência de informações sobre tecnologias atreladas ao conteúdo teórico dos livros analisados. Sendo assim, pode-se concluir que existe uma necessidade significativa de atrelar o ensino à tecnologia, utilizando-a como facilitador a fim de proporcionar o máximo benefício educacional e potencial exploratório da mesma para aprendizagem.
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