dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Coutinho, Cadidja | |
dc.date.accessioned | 2019-01-15T12:21:34Z | |
dc.date.available | 2019-01-15T12:21:34Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15358 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The increasing use of technology in the different contexts of society shows the possibility of bringing them closer to the school environment. Information and Communication Technologies (ICT) are integrated into teaching and learning activities and are adapted to the social demand that prioritizes communication as a process of educational mediation. In this context, it is necessary to consider the importance of Didactic Books in schools, since it is a widely distributed material in basic education and is one of the main resources in the classrooms, defining what and how the subjects will be worked in the classroom . Thus, the present work sought to verify the textbooks of Biology regarding the insertion of aspects of ICT in Science Teaching, emphasizing the teaching of Genetics. In order to do this, we analyzed textbooks approved by the National Program of Didactic Book about the presence / indication of ICT as a pedagogical tool allied to the teaching of Genetics. The results showed that the number of pages that have some indication for ICT is still limited and that there is a lack of information about technologies linked to the theoretical content of the books analyzed. Thus, it can be concluded that there is a significant need to link teaching to technology, using it as a facilitator in order to provide the maximum educational benefit and exploratory potential for learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Material didático | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Genética | por |
dc.subject | Educational material | eng |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Genetics | eng |
dc.title | A inserção de tecnologias da informação e comunicação nos livros didáticos de biologia: aplicação no estudo de genética | por |
dc.title.alternative | The insertion of information and communication technologies in biological didactic books: application in the genetics study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A utilização crescente da tecnologia nos diferentes contextos da sociedade mostra a possibilidade de aproximação das mesmas com o ambiente escolar. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) integram-se às atividades de ensino e aprendizagem e adequam-se à demanda social que prioriza a comunicação como processo de mediação educacional. Nesse contexto, é necessário considerar a importância dos Livros Didáticos nas escolas, uma vez que é um material amplamente distribuído na educação básica e é um dos principais recursos existentes nas salas de aula, definindo o que e de que forma serão trabalhados os temas em sala. Deste modo, o presente trabalho buscou verificar os livros didáticos de Biologia quanto à inserção de aspectos das TIC no Ensino de Ciências, dando ênfase ao Ensino de Genética. Para isso, foram analisados livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático acerca da presença/indicação de TIC como ferramenta pedagógica aliada ao Ensino de Genética. Os resultados demonstraram que o número de páginas que apresentam alguma indicação para TIC ainda é restrito e que existe uma carência de informações sobre tecnologias atreladas ao conteúdo teórico dos livros analisados. Sendo assim, pode-se concluir que existe uma necessidade significativa de atrelar o ensino à tecnologia, utilizando-a como facilitador a fim de proporcionar o máximo benefício educacional e potencial exploratório da mesma para aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |