dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Segalla, Juliana Facco | |
dc.date.accessioned | 2019-01-15T13:50:54Z | |
dc.date.available | 2019-01-15T13:50:54Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15359 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | With the high demand for Distance Education (EaD) courses in the current context, there is also a
need to improve the technologies used in teaching and learning processes in the preparation of
teaching materials. In the case of the Federal University of Santa Maria (UFSM), the Nucleus of
Educational Technology (NTE) is responsible for the EaD courses and for the insertion of
technological educational resources. In this study, we present the design guidelines for these digital
textbooks developed by the NTE / UFSM team starting in 2016, analyzing their graphic design, which
was constructed through four essential concepts: layout, grid, typography and image. In this
perspective, it was investigated with the teachers if these new materials of EaD / UFSM can actually
influence the students' learning. It can be verified that, little by little the teachers are adapting
themselves and inserting the new materials in their disciplines. In a satisfactory way, we confirm our
hypothesis that there is influence due to the visual part of the material in the users' learning,
concluding that the new didactic material influences very positively in this aspect. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Materiais didáticos | por |
dc.subject | Design | por |
dc.subject | Projeto gráfico | por |
dc.subject | Distance learning | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Teaching materials | eng |
dc.subject | Design | eng |
dc.subject | Graphic project | eng |
dc.title | Design gráfico e prática docente: uma análise projetual de livros didáticos do EAD/UFSM | por |
dc.title.alternative | Graphic design and teaching practice: a design analysis of EAD/UFSM textbooks | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.description.resumo | Com a alta demanda dos cursos de Educação a Distância (EaD) no contexto atual, também há
necessidade de aprimorar as tecnologias utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem no que
tange à elaboração de materiais didáticos. No caso da Universidade Federal de Santa maria (UFSM),
o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) é o órgão responsável pelos cursos EaD e pela inserção
de recursos educacionais tecnológicos. Nesse estudo, apresentamos as diretrizes de concepção
desses livros didáticos digitais elaborados pela equipe do NTE/UFSM a partir de 2016, analisando o
seu projeto gráfico, que foi construído através de quatro conceitos essenciais: layout , grid , tipografia e
imagem. Nesta perspectiva, investigou-se com os professores se realmente estes novos materiais do
EaD/UFSM podem influenciar na aprendizagem dos alunos. Pode-se verificar que, aos poucos os
professores estão se adaptando e inserindo os novos materiais em suas disciplinas. De modo
satisfatório, confirmamos nossa hipótese de que há influência por conta da parte visual do material na
aprendizagem dos usuários, concluindo-se que o material didático novo influencia muito
positivamente nesse aspecto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |