Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorSegalla, Juliana Facco
dc.date.accessioned2019-01-15T13:50:54Z
dc.date.available2019-01-15T13:50:54Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15359
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractWith the high demand for Distance Education (EaD) courses in the current context, there is also a need to improve the technologies used in teaching and learning processes in the preparation of teaching materials. In the case of the Federal University of Santa Maria (UFSM), the Nucleus of Educational Technology (NTE) is responsible for the EaD courses and for the insertion of technological educational resources. In this study, we present the design guidelines for these digital textbooks developed by the NTE / UFSM team starting in 2016, analyzing their graphic design, which was constructed through four essential concepts: layout, grid, typography and image. In this perspective, it was investigated with the teachers if these new materials of EaD / UFSM can actually influence the students' learning. It can be verified that, little by little the teachers are adapting themselves and inserting the new materials in their disciplines. In a satisfactory way, we confirm our hypothesis that there is influence due to the visual part of the material in the users' learning, concluding that the new didactic material influences very positively in this aspect.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectProjeto gráficopor
dc.subjectDistance learningeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectTeaching materialseng
dc.subjectDesigneng
dc.subjectGraphic projecteng
dc.titleDesign gráfico e prática docente: uma análise projetual de livros didáticos do EAD/UFSMpor
dc.title.alternativeGraphic design and teaching practice: a design analysis of EAD/UFSM textbookseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.description.resumoCom a alta demanda dos cursos de Educação a Distância (EaD) no contexto atual, também há necessidade de aprimorar as tecnologias utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem no que tange à elaboração de materiais didáticos. No caso da Universidade Federal de Santa maria (UFSM), o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) é o órgão responsável pelos cursos EaD e pela inserção de recursos educacionais tecnológicos. Nesse estudo, apresentamos as diretrizes de concepção desses livros didáticos digitais elaborados pela equipe do NTE/UFSM a partir de 2016, analisando o seu projeto gráfico, que foi construído através de quatro conceitos essenciais: layout , grid , tipografia e imagem. Nesta perspectiva, investigou-se com os professores se realmente estes novos materiais do EaD/UFSM podem influenciar na aprendizagem dos alunos. Pode-se verificar que, aos poucos os professores estão se adaptando e inserindo os novos materiais em suas disciplinas. De modo satisfatório, confirmamos nossa hipótese de que há influência por conta da parte visual do material na aprendizagem dos usuários, concluindo-se que o material didático novo influencia muito positivamente nesse aspecto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto