Edmodo: o uso da rede social educativa no desenvolvimento de uma atividade com alunos do EJA
Resumo
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no auxílio à educação,
oferece aos professores e alunos uma vasta gama de ferramentas que podem proporcionar um
ambiente educacional, mais lúdico, interativo e didático. Para conseguir sucesso, o uso das
TICs deve ser sempre analisado e adaptado para cada realidade educacional. A chance de
aproveitamento, na área educacional, tende a ser maior se as atividades com os recursos
tecnológicos forem bem planejadas. O objetivo desse trabalho foi analisar as atitudes dos
alunos em relação à realização de uma atividade com a Rede Social Educativa (RSE)
Edmodo. A metodologia utilizada foi de pesquisa-participante que se caracteriza pela
interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. Os sujeitos pesquisados
foram alunos da Educação para Jovens e Alunos (EJA), pertencentes a etapas III e IV a
pesquisa foi realizada com quatro turmas: IV Laranja, IV Verde, III Verde e III Azul. Em
modo geral a atividade foi realizada com sucesso. Como a atividade foi realizada com mais de
uma turma, pode ser observada a singularidade de cada uma e dos alunos. As duas primeiras
turmas se mantiveram, parte do tempo, tímidas, isso acarretou em não concluir a atividade por
grande parte da turma. Em ambas as turmas os alunos tiveram dificuldade tanto no cadastro
na RSE Edmodo quanto na criação de uma ideia empreendedora, tema para atividade. Uma
das turmas foi destaque em relação à manipulação da RSE Edmodo. Os alunos se mostraram
familiarizados com a manipulação da tecnologia mesmo a plataforma sendo uma novidade
para eles. No que tange à última turma, em relação ao tempo para completar a atividade como
foi proposto inicialmente, conseguiram efetivar com êxito.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: