dc.contributor.advisor | Falkembach, Gilse Antoninha Morgental | |
dc.creator | Porto, Caroline dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-01-15T14:08:48Z | |
dc.date.available | 2019-01-15T14:08:48Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15361 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The use of Information and Communication Technologies (ICTs) in aiding education offers
teachers and students a wide range of tools that can provide an educational, playful,
interactive and didactic environment. To be successful, the use of ICTs must always be
analyzed and adapted to each educational reality. The chance of achievement, in the educational area, tends to be greater if the activities with the technological resources are well
planned. The objective of this work was to analyze the students' attitudes regarding the
accomplishment of an activity with the Edmodo Social Network Educational (CSR). The
methodology used was research-participant that is characterized by the interaction between
researchers and members of the situations investigated. The subjects studied were students of
Education for Young People and Students (EJA), belonging to stages III and IV. The research
was carried out with four classes: IV Orange, IV Green, III Green and III Blue. In general, the
activity was successful. As the activity was carried out with more than one class, the
singularity of each one and of the students can be observed. The first two classes remained,
part of the time, timid, this entailed not finishing the activity for much of the class. In both
classes the students had difficulty both in registering in Edmodo CSR and in creating an
entrepreneurial idea, theme for activity. One of the classes was highlighted in relation to the
manipulation of CS Edmodo. Students have become familiar with the manipulation of
technology even the platform being novel to them. With regard to the last group, in relation to
the time to complete the activity as initially proposed, they were able to succeed. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Redes sociais educacionais | por |
dc.subject | Edmodo | por |
dc.subject | Information and communication technology | eng |
dc.subject | Educational social networks | eng |
dc.title | Edmodo: o uso da rede social educativa no desenvolvimento de uma atividade com alunos do EJA | por |
dc.title.alternative | Edmodo: the use of the educational social network in the development of an activity with students of the EJA | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no auxílio à educação,
oferece aos professores e alunos uma vasta gama de ferramentas que podem proporcionar um
ambiente educacional, mais lúdico, interativo e didático. Para conseguir sucesso, o uso das
TICs deve ser sempre analisado e adaptado para cada realidade educacional. A chance de
aproveitamento, na área educacional, tende a ser maior se as atividades com os recursos
tecnológicos forem bem planejadas. O objetivo desse trabalho foi analisar as atitudes dos
alunos em relação à realização de uma atividade com a Rede Social Educativa (RSE)
Edmodo. A metodologia utilizada foi de pesquisa-participante que se caracteriza pela
interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. Os sujeitos pesquisados
foram alunos da Educação para Jovens e Alunos (EJA), pertencentes a etapas III e IV a
pesquisa foi realizada com quatro turmas: IV Laranja, IV Verde, III Verde e III Azul. Em
modo geral a atividade foi realizada com sucesso. Como a atividade foi realizada com mais de
uma turma, pode ser observada a singularidade de cada uma e dos alunos. As duas primeiras
turmas se mantiveram, parte do tempo, tímidas, isso acarretou em não concluir a atividade por
grande parte da turma. Em ambas as turmas os alunos tiveram dificuldade tanto no cadastro
na RSE Edmodo quanto na criação de uma ideia empreendedora, tema para atividade. Uma
das turmas foi destaque em relação à manipulação da RSE Edmodo. Os alunos se mostraram
familiarizados com a manipulação da tecnologia mesmo a plataforma sendo uma novidade
para eles. No que tange à última turma, em relação ao tempo para completar a atividade como
foi proposto inicialmente, conseguiram efetivar com êxito. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |