A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
Resumo
No nosso cotidiano cada vez mais estamos em contato com a tecnologia, juntamente com os benefícios trazidos por ela. Assim, no âmbito educacional não ocorre de forma diferente, sendo que isso nos favorece na praticidade, no lúdico, na divulgação, no desenvolvimento das atividades, entre outros. O contexto da sala de aula está em constante transformação e aprimoramento, tanto através das tecnologias e das relações na sociedade, quanto da constituição das famílias. Nessa perspectiva, este trabalho desenvolveu o tema Computação Desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na Educação Infantil, buscando abordar o seguinte problema: quais são os benefícios e qual a importância da Computação Desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na Educação Infantil? A metodologia da pesquisa utilizada foi qualitativa e exploratória, sendo realizadas observações dos educandos, através dos registros em diário de bordo. A proposta trouxe indícios de que a maioria dos estudantes da turma do Maternal II compreendeu as situações de lateralidade (direita ou esquerda) e também avançou em relação ao trabalho em equipe e na ação de ajudar o colega. Observou-se que as atividades desenvolvidas da Computação Desplugada foram bem aceitas pelas crianças, que as realizaram com alegria e entusiasmo.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: