Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorBarille, Franciele
dc.date.accessioned2019-01-16T10:27:42Z
dc.date.available2019-01-16T10:27:42Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15363
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractEn nuestro cotidiano cada vez más estamos en contacto con la tecnología, junto con los beneficios traídos por ella. Así, en el ámbito educativo no ocurre de forma diferente, siendo que eso nos favorece en la practicidad, en el lúdico, en la divulgación, en el desarrollo de las actividades, entre otros. El contexto del aula está en constante transformación y perfeccionamiento, tanto a través de las tecnologías y de las relaciones en la sociedad, como de la constitución de las familias. En esta perspectiva, este trabajo desarrolló el tema Computación Desplugada en el desarrollo del raciocinio lógico en la Educación Infantil, buscando abordar el siguiente problema: cuáles son los beneficios y cuál es la importancia de la Computación Desplugada en el desarrollo del raciocinio lógico en la Educación Infantil. La metodología de la investigación utilizada fue cualitativa y exploratoria, siendo realizadas observaciones de los educados, a través de los registros del diario de a bordo. La propuesta trae indicios que la mayoría de los estudiantes de la clase de Maternal II comprendió las situaciones de lateralidad (derecha o izquierda) y también avanzaron en relación al trabajo en equipo y en la acción de ayudar al compañero. Se observó que las actividades desarrolladas de la Computación Desplugada fueron bien aceptadas por los niños y las realizaron con alegría y entusiasmo.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComputação desplugadapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectRaciocínio lógicopor
dc.subjectComputación desplugadaspa
dc.subjectEducación infantilspa
dc.titleA computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantilpor
dc.title.alternativeLa computación desplugada en el desarrollo del raciocinio lógico en la educación infantilspa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Vila Flores, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoNo nosso cotidiano cada vez mais estamos em contato com a tecnologia, juntamente com os benefícios trazidos por ela. Assim, no âmbito educacional não ocorre de forma diferente, sendo que isso nos favorece na praticidade, no lúdico, na divulgação, no desenvolvimento das atividades, entre outros. O contexto da sala de aula está em constante transformação e aprimoramento, tanto através das tecnologias e das relações na sociedade, quanto da constituição das famílias. Nessa perspectiva, este trabalho desenvolveu o tema Computação Desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na Educação Infantil, buscando abordar o seguinte problema: quais são os benefícios e qual a importância da Computação Desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na Educação Infantil? A metodologia da pesquisa utilizada foi qualitativa e exploratória, sendo realizadas observações dos educandos, através dos registros em diário de bordo. A proposta trouxe indícios de que a maioria dos estudantes da turma do Maternal II compreendeu as situações de lateralidade (direita ou esquerda) e também avançou em relação ao trabalho em equipe e na ação de ajudar o colega. Observou-se que as atividades desenvolvidas da Computação Desplugada foram bem aceitas pelas crianças, que as realizaram com alegria e entusiasmo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto