Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorAndretta, Tamires
dc.date.accessioned2019-01-16T12:09:26Z
dc.date.available2019-01-16T12:09:26Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15370
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present work seeks to understand how the communication app WhatsApp has been used in the school context. In order to do this, the main types of study that have been carried out on the subject in the last five years are explored. which is the area and context and what can be explored about a whatsApp tool in the educational context. The methodology used was the systematic review of literature, based in Kitchenham (2004), which seeks to present a fair evaluation on a given topic. With regard to data collection, taking into consideration the inclusion and exclusion criteria, ten studies on the subject were found, in the selected journals and events. The results showed that, little by little, the WhatsApp application has been explored in the educational context. Through the analyzed studies it is noticeable the attempt to insert the application in the scope of education. Since the tool can be used in different areas and levels of knowledge, there are several possibilities for analyzing experiences about the use of the application in the educational field, making studies on the subject increase, a deeper understanding of the use of the WhatsApp tool in the area of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectWhatsAppeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.titleWhatsApp no contexto educacional: uma revisão sistemática de literaturapor
dc.title.alternativeWhatsApp in the educational context: a systematic review of literatureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Vila Flores, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender de que forma o aplicativo de comunicação WhatsApp tem sido utilizado no âmbito escolar. Para isso, são explorados os principais tipos de estudo já realizados sobre o tema, nos últimos cinco anos, percebendo assim, qual a área e contexto da educação que o aplicativo está sendo utilizado e o que ainda pode ser explorado sobre a ferramenta whatsApp no contexto educacional. A metodologia empregada é a revisão sistemática de literatura, baseada em Kitchenham (2004), a qual procura apresentar uma justa avaliação sobre tema determinado. Com relação à coleta de dados, levando em consideração os critérios de inclusão e de exclusão, foram encontrados, ao todo, dez estudos sobre o tema, nos periódicos e eventos selecionados. Os resultados apresentaram que, aos poucos, o aplicativo WhatsApp vem sendo explorado no contexto educacional. Por meio dos estudos analisados é perceptível a tentativa de inserção do aplicativo no âmbito da educação. Visto que, a ferramenta pode ser utilizada em diferentes áreas e níveis de conhecimento, há diversas possibilidades de realização de análises de experiências sobre a utilização do aplicativo no âmbito educacional, fazendo com que estudos sobre o tema possam aumentar, conseguindo assim, de fato, um aprofundamento sobre o uso da ferramenta WhatsApp na área da educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto