Investigando barreiras digitais no contexto escolar
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Data
2018-11-30Autor
Trindade, Fernanda dos Santos
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Na presente pesquisa, entende-se barreiras digitais como obstáculos relacionados ao emprego das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem que impedem ou dificultam o acesso ao conhecimento. Dessa forma, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou analisar, em uma escola pública de Uruguaiana/RS, de que forma os aspectos estruturais, epistemológicos e didáticos se constituem como barreiras digitais na adoção das tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar. Para tal buscou-se responder a seguinte problemática: “como as barreiras digitais, que impedem o ensino híbrido, influenciam no processo de ensino-aprendizagem?”. Para tentar responde-la recorreu-se a conceitualização de barreiras digitais, de que forma elas se consolidam no cenário educacional e quais os tipos de barreiras existentes. A pesquisa, portanto, tem um caráter exploratório de abordagem quantitativa que teve por intuito realizar um levantamento da perspectiva dos discentes, docentes e coordenadores pedagógicos a respeito da temática por meio da aplicação de um questionário na Escola de Ensino Médio Lilia Guimarães em Uruguaiana/RS em uma turma do terceiro ano do ensino médio. Foi possível identificar que a barreira mais expressiva foi relacionada à questões estruturais a qual dificultou a visualização de outras barreiras atreladas ao processo de ensino-aprendizagem com emprego de tecnologias da informação e comunicação dado que uma infraestrutura tecnológica limitada restringe atividades que poderiam ser potencializadas, assim como, impede a prática e conciliação entre o ensino construtivista e o ensino híbrido.
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