Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Vitor Hugo Chaves
dc.creatorTrindade, Fernanda dos Santos
dc.date.accessioned2019-01-16T12:43:59Z
dc.date.available2019-01-16T12:43:59Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15372
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractIn this research, the digital barriers are obstacles associeted digital Technologies uses in the teaching-learning process that prevent or dificulty the acess to knowledge. The article shows the results of the research that aimed to analyse, in a high school in Uruguaiana/RS, how the structural, epistemological and didatic aspects are constituted as digital barriers in Information and Communication Technology adoption in the teaching-learning process. In order to do so, sought to answer the question: “How digital barriers, wich impede the hybrid teaching, influence on the teaching-learning process?”. Trying answer this question the theoretical foundation of this work is based on the concepts of digital barriers, how the digital barriers consolidates in educational context and which types of barriers are exist. The research, however, has a exploratory character and a quantitative approch that had for intuite to realized an examination in the perspective of studants, teachers and pedagogical coordinator about the thematic through questionnaire aplication in a High School turm in the school Lilia Guimarães in Uruguaiana/RS. It was possible to identify that structural barriers is most expressive wich dificulties the visualization of others teaching-learning process barriers that use Information and Communication Technology because a limited technologial infrastructure restrict activities that could be potentialized, as well as, restricted the practice and conciliation between hybrid teaching and constructivist teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBarreiras digitaispor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectDigital barrierseng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleInvestigando barreiras digitais no contexto escolarpor
dc.title.alternativeAn investigation about digital barriers in educational contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoNa presente pesquisa, entende-se barreiras digitais como obstáculos relacionados ao emprego das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem que impedem ou dificultam o acesso ao conhecimento. Dessa forma, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou analisar, em uma escola pública de Uruguaiana/RS, de que forma os aspectos estruturais, epistemológicos e didáticos se constituem como barreiras digitais na adoção das tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar. Para tal buscou-se responder a seguinte problemática: “como as barreiras digitais, que impedem o ensino híbrido, influenciam no processo de ensino-aprendizagem?”. Para tentar responde-la recorreu-se a conceitualização de barreiras digitais, de que forma elas se consolidam no cenário educacional e quais os tipos de barreiras existentes. A pesquisa, portanto, tem um caráter exploratório de abordagem quantitativa que teve por intuito realizar um levantamento da perspectiva dos discentes, docentes e coordenadores pedagógicos a respeito da temática por meio da aplicação de um questionário na Escola de Ensino Médio Lilia Guimarães em Uruguaiana/RS em uma turma do terceiro ano do ensino médio. Foi possível identificar que a barreira mais expressiva foi relacionada à questões estruturais a qual dificultou a visualização de outras barreiras atreladas ao processo de ensino-aprendizagem com emprego de tecnologias da informação e comunicação dado que uma infraestrutura tecnológica limitada restringe atividades que poderiam ser potencializadas, assim como, impede a prática e conciliação entre o ensino construtivista e o ensino híbrido.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto