Google sala de aula e gamificação: potencializando o letramento literário regional no ensino fundamental II
Visualizar/ Abrir
Data
2018-11-30Autor
Costa, Taiane de Oliveira da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Vive-se um período de grandes transformações no que se refere à tecnologia em todos os setores da sociedade, incluindo a área da educação. Nesse contexto, muitos esforços vêm sendo feitos por instituições de ensino e educadores, a fim de que as escolas insiram tanto equipamentos necessários quanto recursos humanos capacitados, objetivando um trabalho pedagógico de qualidade através do uso dos recursos que a tecnologia disponibiliza. Com base nisso, este trabalho tem por objetivo reportar o desenvolvimento de uma prática pedagógica de uso do Google Sala de aula e estratégias de gamificação para promover leitura literária no contexto escolar. Aliado a isso, utilizou-se o aplicativo Whatsapp para promover a socialização das tarefas propostas. Como base teórica recorreu-se a Kenski (2013) e Moran (2014), abordando educação e tecnologia; Witt (2015) e MacGonial (2011) em relação ao Google Sala de Aula e gamificação. Buscou-se desenvolver uma pesquisa qualitativa a partir de um estudo de caso com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, visando construir conhecimento envolvendo tecnologias, leitura e produção textual. Para isso, foi proposto atividades em forma de desafios a fim de motivar os participantes e engajá-los nas tarefas. Como resultado, obteve-se reações muito positivas constatadas através da motivação em participar com dedicação na resolução das atividades utilizando o uso de ferramentas tecnológicas.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: