dc.contributor.advisor | Cecchin, Anidene de Siqueira | |
dc.creator | Costa, Taiane de Oliveira da | |
dc.date.accessioned | 2019-01-16T13:40:30Z | |
dc.date.available | 2019-01-16T13:40:30Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15373 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | We live a period of great transformations in technology and all sectors of society, including Education. In this context, lots of effort is done by educational institutions and teachers, so that schools insert the equipment needed for capable human resources, aiming at a qualified pedagogical work with the use of resources provided by technology. Based on that, this work aimed at reporting the development of a pedagogical practice using Google Classroom and gamification strategies to promote literary reading in the school context. Allied to that, it was used the app Whatsapp to promote the socialization of the proposed activities. As a theoretical basis, Ken ski (2013) and Moran (2014), approaching education and technology; Witt (2015) and MacGonial (2011) in relation to the Google Classroom and gamification, were used in this work. It was tempted to develop a qualitative research from a case study with students from the nineth year of Elementary Scholl, in view of acquiring knowledge involving technologies,textual reading and writing. For such, activities in form of challenges were used in order to motivate the participants and engage them in the activities. As a result, very positive reactions were observed from the motivation in participating with dedication in the solution of the activities with the use of technological tools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Google sala de aula | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Leitura e produção textual | por |
dc.subject | WhatsApp | eng |
dc.subject | Google classroom | eng |
dc.subject | Gamification | eng |
dc.subject | Learn and text production | eng |
dc.title | Google sala de aula e gamificação: potencializando o letramento literário regional no ensino fundamental II | por |
dc.title.alternative | Google classroom and gamification: potentializing letter literary regional in elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tapejara, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Vive-se um período de grandes transformações no que se refere à tecnologia em todos os setores da sociedade, incluindo a área da educação. Nesse contexto, muitos esforços vêm sendo feitos por instituições de ensino e educadores, a fim de que as escolas insiram tanto equipamentos necessários quanto recursos humanos capacitados, objetivando um trabalho pedagógico de qualidade através do uso dos recursos que a tecnologia disponibiliza. Com base nisso, este trabalho tem por objetivo reportar o desenvolvimento de uma prática pedagógica de uso do Google Sala de aula e estratégias de gamificação para promover leitura literária no contexto escolar. Aliado a isso, utilizou-se o aplicativo Whatsapp para promover a socialização das tarefas propostas. Como base teórica recorreu-se a Kenski (2013) e Moran (2014), abordando educação e tecnologia; Witt (2015) e MacGonial (2011) em relação ao Google Sala de Aula e gamificação. Buscou-se desenvolver uma pesquisa qualitativa a partir de um estudo de caso com alunos do nono ano do Ensino Fundamental, visando construir conhecimento envolvendo tecnologias, leitura e produção textual. Para isso, foi proposto atividades em forma de desafios a fim de motivar os participantes e engajá-los nas tarefas. Como resultado, obteve-se reações muito positivas constatadas através da motivação em participar com dedicação na resolução das atividades utilizando o uso de ferramentas tecnológicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |