dc.contributor.advisor | Cecchin, Anidene de Siqueira | |
dc.creator | Chimainski, Daniela | |
dc.date.accessioned | 2019-01-16T13:57:32Z | |
dc.date.available | 2019-01-16T13:57:32Z | |
dc.date.issued | 2019-01-07 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15374 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Nowadays, in Brazil, there is a great happening of cases of learning disabilities, mainly concerning to textual production. In that sense, such theme needs deeper thinking allowing extra thought on the way of teaching, allying the classes to the technological resources. From that, this article aims at selecting and evaluating resources offered by ICTs for the production of stories to propose a planning that can by applied to the process of textual production in a school context. For such, as a theoretical support, we used the table of resources and digital games evaluation from Reis and Gomes (2014) and we proposed the process of data analisys in three steps: for the first, a research for free online resources; for the second, selection and evaluation of five resources that allow the textual production; and for the third, a more detailed evaluation of a resource from the adaptation of the table proposed by Reis e Gomes (2014). From that, it was organized a planning as a suggestion for the teacher to work with textual production of stories using the resource that was best evaluated, the Pixton. It was seen that from the research done, inumerous websites available on the internet focus on textual production. Thus, this research does not close the possibility of investigation of factors related to the introduction of digital educational resources in the classroom, believing that it is necessary to develop new studies to provide a better comprehension and detailment about this theme. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Recursos tecnológicos | por |
dc.subject | Textual production | eng |
dc.subject | Technological resources | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.title | Atividade didática: o pixton como ferramenta para a produção textual | por |
dc.title.alternative | Didactic activity: pixton as a toll for textual production | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Atualmente, no Brasil, há intensa ocorrência de casos de dificuldades de aprendizagem, principalmente em relação à produção textual. Nesse sentido, esse tema necessita de uma profunda reflexão que possibilite repensar a maneira de ensinar, aliando às aulas aos recursos tecnológicos. A partir disso, este artigo tem por objetivo selecionar e avaliar recursos que as TIC disponibilizam para a produção de narrativas, a fim de propor um planejamento que pode ser aplicado no processo de produção de textos em contexto escolar. Para isso, como aporte teórico, utilizamos a tabela de avaliação de recursos e jogos digitais de Reis e Gomes (2014) e propomos o processo de análise de dados em três etapas: na primeira, a pesquisa por recursos online gratuitos que possibilitem a produção de narrativas; na segunda, a seleção e avaliação de cinco recursos que possibilitem a produção textual; e, na terceira, a avaliação mais detalhada de um recurso a partir da adaptação da tabela de Reis e Gomes (2014). A partir disso, organizou-se um planejamento como sugestão ao trabalho do professor com produção textual de narrativas usando o recurso melhor avaliado, o Pixton. Constatou-se por meio da pesquisa realizada existem inúmeros sites disponíveis na internet que focam na produção textual. Sendo assim, essa pesquisa não esgota as possibilidades de investigação de fatores relacionados à introdução de recursos digitais educativos em sala de aula, sendo necessário que novos estudos possam ser desenvolvidos, a fim de proporcionar uma melhor compreensão e detalhamento acerca dessa temática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |