dc.contributor.advisor | Reis, Simone Regina dos | |
dc.creator | Riffel, Adriane Maria | |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T10:40:41Z | |
dc.date.available | 2019-01-17T10:40:41Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15380 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The main theme of this study is the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the initial years of elementary education. The general goal is to analyze the importance of ICTs in the teaching learning process in a class of students in the second year of elementary school. The specific goal for this work are the following: the use of an educational tool for teaching mathematics; analyze how the tool helps in the teaching learning process; analyze the relevance of the use of ICT in the classroom. The adopted methodology is the approach of a qualitative study case, being that the data collection done through the application of a computational game. The theoretical framework is based on authors such as Vigotsky (1998), Ponte (2000), Curriculum Guidelines (2001), Freire (1996), Guimarães (2007), National Curricular Parameters (2001), Almeida (2004), Yin (2001). The data analysis shows that the students' interest in mathematics education increases when using ICTs in classrooms. We demonstrate with this study that the use of such technologies is of fundamental importance in the teaching learning process and we expect that this study shows to teachers the importance of using ICTs in our classrooms. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.subject | Jogos educacionais | por |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Mathematical education | eng |
dc.subject | Classroom | eng |
dc.subject | Educational games | eng |
dc.title | Uso das TICs para a educação matemática | por |
dc.title.alternative | Use of TICs for mathematical education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo possui como tema principal o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral é analisar a importância das TICs no processo de ensino aprendizagem de uma turma de alunos do segundo ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos para este trabalho temos os seguintes pontos: a utilização de uma ferramenta educacional para o ensino de matemática; analisar como a ferramenta auxilia no processo de ensino aprendizagem; analisar a relevância da utilização das TICs na sala de aula. A metodologia é do tipo estudo de caso de abordagem qualitativa, sendo que a coleta de dados foi realizada através da aplicação do jogo computacional. O referencial teórico está fundamentado em autores como Vigotsky (1998), Ponte (2000), Diretrizes Curriculares (2001), Freire (1996), Guimarães (2007), Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), Almeida (2004), Yin (2001). A primeira análise dos dados demonstra que o interesse dos alunos pela educação matemática aumenta quando se utiliza as TICs nas salas de aula. Demonstramos com esse trabalho a importância do uso destas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e esperamos que através deste estudo os professores percebam a importância de se utilizar as TICs em nossas salas de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |