Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReis, Simone Regina dos
dc.creatorMarafiga, Taís Cecchin
dc.date.accessioned2019-01-17T11:46:42Z
dc.date.available2019-01-17T11:46:42Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15383
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis descriptive research had as purpose to reflect on the ways of applying the technologies in the context of the children's education and the formation of the teacher, being plausible to point out the possible reasons of the teachers not to use or to use the technologies of information and communication in classroom in the children's education through a questionnaire, which was answered by teachers who were in charge of the children's education classes in the municipality of Santa Maria / RS.. The data was analyzed according to the result already available from Google Forms. As results, we can affirm that teachers almost always use the technologies in the classroom, being the computer the most used by them, however they report that in many cases there are no computer lab in their school and those that exist have limitations in the operation of the technological equipment. In the end, it was found that even with so many difficulties related to habilitation and infrastructure, managers encourage teachers to use the technologies in class and teachers believe that this tool is valid in the teaching of children's education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectChildren's educationeng
dc.titleA utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantilpor
dc.title.alternativeThe use of information and communication technologies by teachers of children's educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Sêca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa descritiva teve como propósito refletir sobre as formas de aplicação das tecnologias no contexto da educação infantil e a formação do professor, sendo plausível apontar quais as possíveis razões dos professores não utilizarem / usarem as tecnologias de informação e comunicação em sala de aula na educação infantil através de um questionário, que foi respondido por professores regentes das turmas de educação infantil do município de Santa Maria/RS. Os dados foram analisados de acordo com o resultado já disposto do Google Forms. Como resultados, podemos afirmar que os professores quase sempre utilizam as tecnologias em sala de aula, sendo o computador o mais utilizado por eles, entretanto relatam que em muitos casos não existem laboratório de informática na sua escola e os que existem possuem limitações no funcionamento dos equipamentos tecnológicos. Ao final, constatou-se que mesmo com tantas dificuldades relacionadas à habilitação e à infraestrutura, os gestores incentivam os professores a empregarem as tecnologias em aula e os professores acreditam que esta ferramenta é válida no ensino da educação infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto