dc.contributor.advisor | Reis, Simone Regina dos | |
dc.creator | Marafiga, Taís Cecchin | |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T11:46:42Z | |
dc.date.available | 2019-01-17T11:46:42Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15383 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This descriptive research had as purpose to reflect on the ways of applying the technologies in the context of the children's education and the formation of the teacher, being plausible to point out the possible reasons of the teachers not to use or to use the technologies of information and communication in classroom in the children's education through a questionnaire, which was answered by teachers who were in charge of the children's education classes in the municipality of Santa Maria / RS.. The data was analyzed according to the result already available from Google Forms. As results, we can affirm that teachers almost always use the technologies in the classroom, being the computer the most used by them, however they report that in many cases there are no computer lab in their school and those that exist have limitations in the operation of the technological equipment. In the end, it was found that even with so many difficulties related to habilitation and infrastructure, managers encourage teachers to use the technologies in class and teachers believe that this tool is valid in the teaching of children's education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Children's education | eng |
dc.title | A utilização das tecnologias de informação e comunicação por professores de educação infantil | por |
dc.title.alternative | The use of information and communication technologies by teachers of children's education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa descritiva teve como propósito refletir sobre as formas de aplicação das tecnologias no contexto da educação infantil e a formação do professor, sendo plausível apontar quais as possíveis razões dos professores não utilizarem / usarem as tecnologias de informação e comunicação em sala de aula na educação infantil através de um questionário, que foi respondido por professores regentes das turmas de educação infantil do município de Santa Maria/RS. Os dados foram analisados de acordo com o resultado já disposto do Google Forms. Como resultados, podemos afirmar que os professores quase sempre utilizam as tecnologias em sala de aula, sendo o computador o mais utilizado por eles, entretanto relatam que em muitos casos não existem laboratório de informática na sua escola e os que existem possuem limitações no funcionamento dos equipamentos tecnológicos. Ao final, constatou-se que mesmo com tantas dificuldades relacionadas à habilitação e à infraestrutura, os gestores incentivam os professores a empregarem as tecnologias em aula e os professores acreditam que esta ferramenta é válida no ensino da educação infantil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |