dc.contributor.advisor | Souza, Rosangela Segala de | |
dc.creator | Michelotti, Patricia | |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T12:11:20Z | |
dc.date.available | 2019-01-17T12:11:20Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15385 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Knowing the increasing use of Virtual Learning Environments in distance and also in face-to-face education and the constant need of the correct use of the native language, this work approaches the teaching of the dissertation text, applied in essays. The study is qualitative and quantitative in nature and describes the steps used in teaching the production of a text essay by young university students of a Higher Education Institution who receive a multidisciplinary. The research aims to investigate whether the methods used to teaching basic textual production to Higher Education students through an AVA have contributed to the development of student's text productions. Thus, it is intended to demonstrate an alternative for students, set in a Virtual Learning Environment. The process of this work includes two semesters of study and data collection, considering the production of 61 students. The results show that the work still needs to be continued, so that there is a need, at the end of this process, for a rewriting of the essays produced. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) | por |
dc.subject | Produção textual em EAD | por |
dc.subject | Redação | por |
dc.subject | Tecnologias educacionais | por |
dc.subject | Virtual learning environment | eng |
dc.subject | Textual production in distance learning | eng |
dc.subject | Essay | eng |
dc.subject | Educational technologies | eng |
dc.title | O ensino de produção textual em ambiente virtual: redação argumentativa e o Moodle | por |
dc.title.alternative | The teaching of textual production in a virtual environment: argumentative writing and Moodle | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A crescente utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizado em educação à distância e, também, presencial e da constante necessidade do adequado uso da língua materna, instiga este trabalho que aborda o ensino do texto dissertativo-argumentativo, utilizado em redações de vestibular, por meio do Moodle. Para realização dessa pesquisa, optou-se pelo estudo de caso e pela abordagem qualitativa- quantitativa, e o uso da descrição das etapas utilizadas no ensino da produção de um texto dissertativo-argumentativo, por jovens universitários de uma Instituição de Ensino Superior, que recebem uma formação multidisciplinar. A pesquisa tem o objetivo de investigar se os métodos utilizados para ensino de produção textual básica para alunos do Ensino Superior, por meio de um AVA, têm contribuído para o desenvolvimento da habilidade de produção de texto desses estudantes. Com isso, pretende-se proporcionar uma alternativa para a inserção de atividades de Língua Portuguesa, focando na produção textual, como complemento à graduação, bem como verificar as vantagens e falhas da proposta aqui apresentada. Para o embasamento das ações, foi realizada a revisão da literatura, em busca de estudos que auxiliassem na pesquisa, que compreende dois semestres de estudo e coleta de dados, considerando as produções textuais de 61 alunos. Os resultados demonstram que o trabalho ainda precisa ser continuado, de modo que há a necessidade, ao final desse processo, de uma reescrita das redações produzidas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |