Educação Física e escola pública: trato pedagógico na formação básica para (re)produção do capital
Resumen
Ao elaborarmos a presente monografia, traçamos um diálogo entre a Escola Pública, na sua forma capitalista, e a Educação Física. Objetivamos compreender a função da Educação Física na formação básica dos educandos que constituíram as bases de (re)produção do capital no curso do desenvolvimento da sociedade brasileira. Para tanto, traçamos um caminho metodológico que seguiu uma investigação teórica e bibliográfica, pautada na filosofia marxista - teoria do materialismo histórico - pelo método dialético. Nossa construção teórica seguiu dois momentos. No primeiro, tratamos sobre a função e organização da conjuntura da educação e da escola pública brasileira no movimento histórico; no segundo, situamos o lugar da Educação Física neste contexto, apresentando e compreendendo a função do trato pedagógico da Cultura Corporal no processo de escolarização e formação básica dos educandos para dar continuidade à (re)produção do capital. Nas considerações finais, ponderamos que a função do conhecimento escolarizado da Educação Física na formação básica dos educandos para (re)produção do capital esteve atrelada à um projeto histórico de sociedade pautado por princípios ideológicos burgueses, na qual demandou uma demasiada atenção no cuidado com a educação do corpo e, com o movimento histórico e com as mudanças no mundo do trabalho, foi tornando-se coadjuvante na instrumentalização necessária ao modo de produção capitalista, pois limitou o acesso a Cultura Corporal em virtude dos limites desejados à força produtiva. Por fim, a Escola Pública e Educação Física compõem uma totalidade social, relacionam-se com o todo na forma de adequação e mediação às demandas do capital.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]
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