Show simple item record

dc.contributor.advisorAmaral, Érico Marcelo Hoff do
dc.creatorVieira, Bruna Luz
dc.date.accessioned2019-01-31T12:00:22Z
dc.date.available2019-01-31T12:00:22Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15496
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe increasing use of information and communication technologies in learning contexts opens several possibilities to exploration and innovation, and it is not different with English as a Second Language learning. It is possible to affirm that basic knowledge in that language is not just a desirable skill nowadays, but a necessary one. It is also possible to say that the use of information and communication technologies without concrete and well-defined intentions does not garantee that the learning goals will be reached, that’s why a learning design project demands a multidisciplinary team. The reaserach question can be defined as: which aspects of ESL learning interfaces make them efficient and support learning. In order to find answers to that question, this study’s proposal is to identify and verify the feasibility of a set of parameters to digital learning materials projects focused on ESL learning. The methodology starts with a theoretical search on the main subjects related to the problem, that are multimedia learning, interfaces for education and ESL learning, followed by a practical part, that had two surveys as tools, one directed to ESL teachers and the other one to interface design professionals/researchers. From that, it was possible to develop a series of parameters to digital learning materials projects focused on ESL learning. As a result, there is a list that is brief but crosses diferent information and references, serving as a guide to projects of this nature.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagem multimídiapor
dc.subjectAprendizagem de inglêspor
dc.subjectDesign pedagógicopor
dc.subjectMED (Materiais Educacionais Digitais)por
dc.subjectMultimedia learningeng
dc.subjectESL learningeng
dc.subjectLearning designeng
dc.subjectDigital learning materialseng
dc.titleInglês e TIC: uma proposta de parâmetros para os materiais educacionais digitais voltados para a aprendizagem da língua inglesapor
dc.title.alternativeEnglish and ICT: a proposal of a set of parameters to digital learning materials’ projects of english as a second language learningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO crescente uso das TIC em contextos de aprendizagem abre caminhos para exploração e inovação dentro deste universo, e assim também ocorre no aprendizado da língua inglesa. Pode-se afirmar que ter conhecimentos básicos nesse idioma não é mais uma habilidade somente desejada, mas necessária. Também é possível afirmar que o uso das TIC na educação sem intenções concretas e bem definidas não garante que os objetivos pedagógicos sejam alcançados, daí a necessidade de um projeto de design pedagógico que contemple diferentes áreas e profissionais. O problema de pesquisa que se busca esclarecer é entender quais aspectos das interfaces voltadas para o ensino da língua inglesa as tornam eficientes e auxiliam no aprendizado do idioma. A fim de buscar respostas para esse questionamento, a proposta deste estudo é identificar e verificar a viabilidade de um conjunto de parâmetros para os projetos de materiais educacionais digitais voltados para o ensino da língua inglesa. Para isso, a metodologia adotada inicia com um levantamento bibliográfico acerca dos temas que envolvem o problema, que são aprendizagem multimídia, interfaces para educação e aprendizagem da língua inglesa, seguida da parte prática, que teve como ferramenta principal a aplicação de questionários para professores da língua inglesa e profissionais/ pesquisadores da área do design de interfaces. Com isso, foi possível gerar um esquema que contém parâmetros para os projetos de materiais educacionais digitais voltados para a aprendizagem da língua inglesa. Como resultado, tem-se uma lista breve mas que cruza informações e referências diversas, indicada para servir como guia de projetos dessa natureza.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.