dc.contributor.advisor | Amaral, Érico Marcelo Hoff do | |
dc.creator | Vieira, Bruna Luz | |
dc.date.accessioned | 2019-01-31T12:00:22Z | |
dc.date.available | 2019-01-31T12:00:22Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15496 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The increasing use of information and communication technologies in learning contexts opens several possibilities
to exploration and innovation, and it is not different with English as a Second Language learning. It is possible to
affirm that basic knowledge in that language is not just a desirable skill nowadays, but a necessary one. It is also
possible to say that the use of information and communication technologies without concrete and well-defined
intentions does not garantee that the learning goals will be reached, that’s why a learning design project demands
a multidisciplinary team. The reaserach question can be defined as: which aspects of ESL learning interfaces make
them efficient and support learning. In order to find answers to that question, this study’s proposal is to identify
and verify the feasibility of a set of parameters to digital learning materials projects focused on ESL learning.
The methodology starts with a theoretical search on the main subjects related to the problem, that are multimedia
learning, interfaces for education and ESL learning, followed by a practical part, that had two surveys as tools, one
directed to ESL teachers and the other one to interface design professionals/researchers. From that, it was possible
to develop a series of parameters to digital learning materials projects focused on ESL learning. As a result, there
is a list that is brief but crosses diferent information and references, serving as a guide to projects of this nature. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem multimídia | por |
dc.subject | Aprendizagem de inglês | por |
dc.subject | Design pedagógico | por |
dc.subject | MED (Materiais Educacionais Digitais) | por |
dc.subject | Multimedia learning | eng |
dc.subject | ESL learning | eng |
dc.subject | Learning design | eng |
dc.subject | Digital learning materials | eng |
dc.title | Inglês e TIC: uma proposta de parâmetros para os materiais educacionais digitais voltados para a aprendizagem da língua inglesa | por |
dc.title.alternative | English and ICT: a proposal of a set of parameters to digital learning materials’ projects of english as a second language learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O crescente uso das TIC em contextos de aprendizagem abre caminhos para exploração e inovação dentro deste
universo, e assim também ocorre no aprendizado da língua inglesa. Pode-se afirmar que ter conhecimentos básicos
nesse idioma não é mais uma habilidade somente desejada, mas necessária. Também é possível afirmar que o uso
das TIC na educação sem intenções concretas e bem definidas não garante que os objetivos pedagógicos sejam
alcançados, daí a necessidade de um projeto de design pedagógico que contemple diferentes áreas e profissionais.
O problema de pesquisa que se busca esclarecer é entender quais aspectos das interfaces voltadas para o ensino
da língua inglesa as tornam eficientes e auxiliam no aprendizado do idioma. A fim de buscar respostas para esse
questionamento, a proposta deste estudo é identificar e verificar a viabilidade de um conjunto de parâmetros para
os projetos de materiais educacionais digitais voltados para o ensino da língua inglesa. Para isso, a metodologia
adotada inicia com um levantamento bibliográfico acerca dos temas que envolvem o problema, que são aprendizagem
multimídia, interfaces para educação e aprendizagem da língua inglesa, seguida da parte prática, que
teve como ferramenta principal a aplicação de questionários para professores da língua inglesa e profissionais/
pesquisadores da área do design de interfaces. Com isso, foi possível gerar um esquema que contém parâmetros
para os projetos de materiais educacionais digitais voltados para a aprendizagem da língua inglesa. Como resultado,
tem-se uma lista breve mas que cruza informações e referências diversas, indicada para servir como guia de projetos dessa natureza. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |