dc.contributor.advisor | Fialho, Vanessa Ribas | |
dc.creator | Bittencourt, Daniele Francisca Campos Denardin de | |
dc.date.accessioned | 2019-01-31T12:48:04Z | |
dc.date.available | 2019-01-31T12:48:04Z | |
dc.date.issued | 2018-12-07 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15497 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Technologies are present in our daily lives, and in school it would not be different. In the Special
Educational Service (SES) for students with autism, technology usage aims to contribute and enhance
students' learning process and to help in the socialization process. In this sense, the objective of this
study was to develop, apply and evaluate a pedagogical plan in the form of lesson plans, using
technological resources as mediators of the teaching and learning processes of a student with autism
in the multipurpose room. The research problem that subsidized the study was: how should the special
educator plan and organize teaching materials that use technological resources as mediators in the
teaching and learning process of students with autism? The research presented a qualitative
approach, in the form of a case study, having as participant subject a second-grade student of
elementary education, from a public school in the municipality of Santa Maria/RS. The lesson plans
were developed within Leffa’s Recursive Cycle (2007), having as stages the analysis, development,
implementation and evaluation. Results showed that the use of technological resources, specifically
with this student, collaborated with the development of social, pedagogical and cognitive skills. Thus, it
can be considered that the use of the recursive cycle in SES was of paramount importance to enhance
and facilitate the learning process of the student with autism as much as it may be when used with
other students targeted by special education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Recursos tecnológicos | por |
dc.subject | Ciclo recursivo | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Technological resources | eng |
dc.subject | Recursive cycle | eng |
dc.subject | Autism | eng |
dc.title | A utilização de recursos tecnológicos como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem de uma aluna com transtorno do espectro autista: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The use of technological resources as mediators in the process of education and learning of a student with autism: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.description.resumo | As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, e na escola não seria diferente. No Atendimento
Educacional Especializado (AEE) com alunos com autismo, ou seja, alunos que possuem déficits de
natureza sociocomunicativa e comportamentais, o uso das tecnologias visa contribuir e potencializar o
processo de aprendizagem desse alunado, além de auxiliar no processo de socialização. Nesse sentido, o
objetivo deste estudo foi desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta pedagógica em formato de planos de
aula, utilizando recursos tecnológicos como mediadores do processo de ensino e aprendizagem de uma
aluna com autismo na sala de recursos multifuncionais. O problema de pesquisa que norteou o estudo foi:
de que forma o educador especial deve planejar e organizar os materiais de ensino que utilizam recursos
tecnológicos como mediadores no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com autismo? A
pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa, no formato de estudo de caso, tendo como sujeito
participante uma aluna do segundo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de
Santa Maria- RS. Os planos de aula foram desenvolvidos dentro do Ciclo Recursivo de Leffa (2007), tendo
como etapas a análise, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação. Os resultados mostram que a
utilização de recursos tecnológicos, especificamente com essa aluna, colaboraram com o desenvolvimento
de habilidades sociais, pedagógicas e cognitivas. Dessa forma, pode-se considerar que o uso do ciclo
recursivo no AEE foi de suma importância para potencializar e mediar o processo de aprendizagem da
aluna com autismo, como também poderá ser utilizado com os demais alunos público-alvo da educação
especial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |