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dc.contributor.advisorFialho, Vanessa Ribas
dc.creatorBittencourt, Daniele Francisca Campos Denardin de
dc.date.accessioned2019-01-31T12:48:04Z
dc.date.available2019-01-31T12:48:04Z
dc.date.issued2018-12-07
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15497
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractTechnologies are present in our daily lives, and in school it would not be different. In the Special Educational Service (SES) for students with autism, technology usage aims to contribute and enhance students' learning process and to help in the socialization process. In this sense, the objective of this study was to develop, apply and evaluate a pedagogical plan in the form of lesson plans, using technological resources as mediators of the teaching and learning processes of a student with autism in the multipurpose room. The research problem that subsidized the study was: how should the special educator plan and organize teaching materials that use technological resources as mediators in the teaching and learning process of students with autism? The research presented a qualitative approach, in the form of a case study, having as participant subject a second-grade student of elementary education, from a public school in the municipality of Santa Maria/RS. The lesson plans were developed within Leffa’s Recursive Cycle (2007), having as stages the analysis, development, implementation and evaluation. Results showed that the use of technological resources, specifically with this student, collaborated with the development of social, pedagogical and cognitive skills. Thus, it can be considered that the use of the recursive cycle in SES was of paramount importance to enhance and facilitate the learning process of the student with autism as much as it may be when used with other students targeted by special education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecursos tecnológicospor
dc.subjectCiclo recursivopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectTechnological resourceseng
dc.subjectRecursive cycleeng
dc.subjectAutismeng
dc.titleA utilização de recursos tecnológicos como mediadores no processo de ensino e de aprendizagem de uma aluna com transtorno do espectro autista: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe use of technological resources as mediators in the process of education and learning of a student with autism: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Sêca, RS, Brasilpor
dc.description.resumoAs tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, e na escola não seria diferente. No Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos com autismo, ou seja, alunos que possuem déficits de natureza sociocomunicativa e comportamentais, o uso das tecnologias visa contribuir e potencializar o processo de aprendizagem desse alunado, além de auxiliar no processo de socialização. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta pedagógica em formato de planos de aula, utilizando recursos tecnológicos como mediadores do processo de ensino e aprendizagem de uma aluna com autismo na sala de recursos multifuncionais. O problema de pesquisa que norteou o estudo foi: de que forma o educador especial deve planejar e organizar os materiais de ensino que utilizam recursos tecnológicos como mediadores no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com autismo? A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa, no formato de estudo de caso, tendo como sujeito participante uma aluna do segundo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Santa Maria- RS. Os planos de aula foram desenvolvidos dentro do Ciclo Recursivo de Leffa (2007), tendo como etapas a análise, o desenvolvimento, a implementação e a avaliação. Os resultados mostram que a utilização de recursos tecnológicos, especificamente com essa aluna, colaboraram com o desenvolvimento de habilidades sociais, pedagógicas e cognitivas. Dessa forma, pode-se considerar que o uso do ciclo recursivo no AEE foi de suma importância para potencializar e mediar o processo de aprendizagem da aluna com autismo, como também poderá ser utilizado com os demais alunos público-alvo da educação especial.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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