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dc.creatorRies, André Luís Kieling
dc.date.accessioned2019-02-01T11:13:07Z
dc.date.available2019-02-01T11:13:07Z
dc.date.issued2017-08-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15508
dc.description.abstractThis research project will be developed in the context of the Research Line "Pedagogical Management and Educational Contexts / LP2, of the Professional Masters Course in Public Policies and Educational Management, Postgraduate Program in Public Policies and Educational Management, Education Center at Federal University of Santa Maria (UFSM). It presents as a theme the budget flexibility by the administration of the university units to the managers of courses and departments in function of the external evaluation processes. The research is based on the study of the results of the external evaluation, the decentralization of resources, the results of the institutional evaluation and the budgetary flexibility. The general objective is to analyze the extent to which decision-making processes of public managers are influenced by external evaluation indicators with a view to proposing new budget management processes. It will be used the qualitative case study method, analyzing the institutional and external evaluation documents, as well as individual interviews with managers in order to understand and analyze their perceptions on the assessments and the distribution of budget resources. Based on this research, we intend to propose the adoption of a new distribution model of budgetary resources that are based on the external evaluation of the courses and to recommend decisions of shared management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação externapor
dc.subjectDescentralização de recursospor
dc.subjectAvaliação institucionalpor
dc.subjectFlexibilização orçamentáriapor
dc.subjectExternal evaluationeng
dc.subjectResource decentralizationeng
dc.subjectInstitutional evaluationeng
dc.subjectBudget flexibilizationeng
dc.titleProposta de gestão orçamentária compartilhada a partir dos resultados efetivos da avaliação externa: um estudo de caso no CE – UFSMpor
dc.title.alternativeProposal for budgetary management shared from the effective results of the external evaluation: a case study in the EC- UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado foi desenvolvida no contexto da Linha de pesquisa “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos/LP2”, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como temática a flexibilização orçamentária por parte da administração das unidades universitárias aos gestores de cursos e departamentos em função dos processos de avaliação externa. A pesquisa está alicerçada no estudo dos resultados da avaliação externa, na descentralização de recursos, nos resultados da avaliação institucional e na flexibilização orçamentária. O objetivo geral do estudo é analisar em que medida os processos decisórios dos gestores públicos são influenciados pelos indicadores da avaliação externa, com vistas à proposição de novos processos de gestão orçamentária. Utilizamos o método de estudo de caso, qualitativo, analisando os documentos de avaliação institucional e externa, bem como realizando entrevistas individuais com os gestores, com intuito de compreender e analisar as suas percepções diante das avaliações e da distribuição de recursos orçamentários. A partir desta pesquisa, propusemos a adoção de um novo modelo de distribuição de recursos orçamentários que tenha como base o relatório de avaliação externa dos cursos e que preconize decisões de gestão compartilhada.por
dc.contributor.advisor1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.referee1Saccol, Ailo Valmir
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018110894236689por
dc.contributor.referee2Felix, Glades Tereza
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828584652082369por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373977164577431por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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