Uma pedagogia das possibilidades: gestão colaborativa, práticas educativas e organização curricular
Abstract
Esta pesquisa teve como principal objetivo compreender os limites e as possibilidades referentes à
gestão colaborativa na Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, localizada no município de
Jóia/RS, com vistas à qualificação das práticas pedagógicas no Ensino Médio. Trata-se de pesquisa
de abordagem qualitativa, cujo procedimento técnico foi a pesquisa interpretativa utilizando-se dos
seguintes procedimentos de construção e análise de dados: observação participante, grupos
dialógicos, questionários, análise de documentos e análise de conteúdo. Os colaboradores da
pesquisa foram educadores/as, educandos/as egressos e educandos/as do Ensino Médio, bem como
a Equipe Diretiva da E.E.E.M. Joceli Corrêa. Em relação ao Ensino Médio, a pesquisa encontrou seu
aporte em Corso e Soares (2014), Silva (2017), entre outros, além de documentos legais. Para a
gestão colaborativa, buscou-se fundamentação em Lück (2006; 2007; 2011), enquanto a pesquisa
como princípio científico e educativo referendou-se em Demo (2011) e Minayo (2010). A educação do
campo subsidiou-se em Caldart (1997; 2000, 2009; 2012) e Janata (2014). As ações de pesquisa
priorizaram o reconhecimento de como os processos de gestão escolar vêm se constituindo nessa
escola, na perspectiva histórico-social, com o olhar no trabalho educativo desenvolvido no Ensino
Médio, considerando a gestão escolar e pedagógica em seus limites e possibilidades. Também,
buscou-se desvelar e compreender a dinamização e contribuição da pesquisa como princípio
pedagógico e educativo junto com a Proposta de Ensino Médio. Por fim, priorizou-se contribuir com a
elaboração de um plano estratégico voltado à qualificação dos processos de gestão pedagógica no
Ensino Médio. Conclui-se que a gestão colaborativa está presente na Escola lócus desde a sua
gênese e que, com o Ensino Médio, ela se aprimorou, tendo passado por momentos de qualificação
durante o Ensino Médio Politécnico, pelo viés da politecnia e o viés da pesquisa social, pois todo o
movimento para que o processo de pesquisa se aprimorasse envolveu os vários educadores das
áreas do conhecimento. Assim, uma das possibilidades que a gestão colaborativa tem oportunizado e
pode fortalecer ainda mais é a participação ativa, o desenvolvimento de processos de observação,
análise, crítica, classificação, escolha de caminhos, exercitando poder sobre o processo educacional
e de como se aprende. Nesse contexto, os processos que se desenvolvem geram a
responsabilização comprometida dos sujeitos que atuam de forma conjunta na efetivação dos
propósitos. Constatou-se que se torna importante dinamizar os preceitos e as prioridades do Projeto
Político-Pedagógico da Escola, considerando um processo de planificação estratégica ao
desenvolvimento curricular, representando a possibilidade de mudar o contexto, as práticas escolares
e as concepções dos sujeitos que as realizam. Assim, o plano estratégico, produto desta pesquisa de
mestrado profissional, tem por base a planificação dos limites e das possibilidades, apontadas pelos
sujeitos colaboradores, e constitui-se em um instrumento democrático e colaborativo para converter
intenções em realizações, na perspectiva de consolidar boas práticas, fortalecer as relações humanas
e de trabalho educativo, bem como produzir conhecimento compartilhado e sócio-histórico com toda a
comunidade escolar.
Collections
The following license files are associated with this item: