Estágio supervisionado em música: articulando conhecimentos na construção da docência
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2017-08-16Metadatos
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Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria, linha de pesquisa Educação e Artes (LP4), junto
ao grupo Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM) e buscou
compreender como estagiários articulam conhecimentos musicais e pedagógico-
musicais na construção da docência em Música no Estágio Supervisionado (ES) I e II.
Por meio de um estudo de caso (YIN, 2005), foram realizadas observações diretas e
participantes e entrevistas semiestruturadas e em grupo focal com seis estagiários
que cursavam ES I e II, em duplas, desenvolvido na Educação Infantil. Os dados
produzidos a partir destas fontes de evidência foram analisados segundo a Análise
Textual Discursiva (MORAES; GALLIAZZI, 2011), e puderam ser compreendidos a
partir de quatro categorias e respectivos referenciais teóricos: a) a formação
acadêmico-profissional no curso de Licenciatura em Música da UFSM (CERESER,
2003; BRASIL, 2004; MATEIRO, 2009; WIELEWICK, 2010; BAUMER, 2012); b) o ES
em Música e seus sentidos (MATEIRO; TÉO, 2003; GATTI, 2010; PIMENTA; LIMA,
2010; BELLOCHIO, 2011; KHAOULE, CARVALHO, 2012; NATERA, 2013); c) o
contexto da Educação Infantil e suas relações com a Música (KISHIMOTO, 2002;
WERLE, 2010; GOELZER; CABRAL, 2015) e d) a prática do ES em dupla,
denominada docência interpares (SAWFFORD, 1998; HAYAMA, 2008; AZEVEDO;
BARBOSA, 2010; TEIXEIRA; SANTOS, 2016). Concluiu-se que os estagiários sentem
um distanciamento entre as disciplinas musicológicas, pedagógicas e pedagógico-
musicais do curso de Licenciatura em Música, percepção que dificulta que eles
mesmos relacionem os conhecimentos musicais e pedagógico-musicais
desenvolvidos nestes componentes curriculares. Os sentidos atribuídos ao ES
induzem os estagiários a buscarem reproduzir modelos docentes ou buscarem
instrumentalização técnica para a docência no ES, e a especificidade da Educação
Infantil com relação ao desenvolvimento da criança dificulta aos acadêmicos
desenvolverem, nesta etapa de ensino, os conteúdos musicais que vem aprendendo
no curso e gostariam de ensinar, o que os provoca a problematizarem as identidades
do professor de Música. Finalmente, a docência interpares viabiliza que a articulação
de conhecimentos aconteça, à medida que os estagiários dividem suas atribuições,
sendo que um assume as atividades musicais (cantando e tocando) e outro as
pedagógico-musicais (interagindo com as crianças).
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