A institucionalização do atendimento educacional especializado (aee) em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul
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2017-08-31Metadatos
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Esta pesquisa é vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Políticas Públicas para a Educação Básica. O estudo teve como objetivo investigar o processo de gestão da escola pública e suas implicações nas políticas voltadas à inclusão do público-alvo da educação especial. O percurso investigativo assumiu aspectos da pesquisa quali-quantitativa, trazendo elementos que se complementam, corroborando para uma interpretação mais abrangente da realidade estudada. As buscas por informações perpassaram a coleta por referenciais teóricos a partir de documentos legais e autores que suscitam a discussão referente ao conceito de gestão democrática, à pluralidade teórica que o rodeia e ao seu papel nos processos de produção e reprodução social na escola inclusiva. Desta forma, para dar sustentabilidade à pesquisa, como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada, realizada com doze professores. A análise dos dados teve como foco a busca pelas recorrências discursivas das entrevistas semiestruturadas e, como estratégia, foi utilizada a análise dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas. Nessa perspectiva, como conclusão, pude perceber que a institucionalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no dado município da região central do estado do Rio Grande do Sul está no início e caminha com passos vagarosos rumo ao que chamamos de inclusão. Ainda, que pouco se discute ou se fala a este respeito no contexto, passando, assim, a responsabilização da inclusão somente ao AEE e seus atores. Para finalizar, destaco a importância da discussão sobre o tema, e vejo este trabalho como produto da trajetória percorrida no mestrado, onde consegui que algumas discussões acerca do Atendimento Educacional Especializado, a inclusão e o Processo de Gestão educacional, começassem a ser conversados dentro do contexto estudado.
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