Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoreira, Tânia Maria
dc.creatorDal Ongaro, Marisa
dc.date.accessioned2019-02-04T12:05:56Z
dc.date.available2019-02-04T12:05:56Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15536
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis article aims to investigate the reality of a Country School in the city of Agudo-RS, in terms of the use of the information and communication technologies in the process of teaching learning. In this sense, it is discussed the facilities and the obstacles to the use of information and communication technologies in Field Education. To do so, we sought information on how educators use this tool (TIC) for teaching, interaction and communication, sought to present a look at the reality of the educator in the school in question and to relate the possibilities of pedagogical work using the Technologies of Information and Communication. In this qualitative research, the case study was used as methodology. In this way it was possible to perceive that the educator is fundamental to guide how to use the TIC competently. However, in the present context the educator has many collections and little time for continued education, fundamental in working with TIC. In addition, the little investment in TIC in the Campo School does not help in the development of differentiated activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectAgudo-RSpor
dc.subjectField educationeng
dc.titleAs possibilidades e/ou dificuldades de trabalhar com as tecnologias de informação e comunicação na educação do campopor
dc.title.alternativeThe possibilities and / or difficulties of working with information and communication technologies in field educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo investigar a realidade de uma Escola do Campo do município de Agudo-RS, no que se refere ao uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, discutem-se quais as facilidades e os empecilhos para o uso das TIC na Educação do Campo. Para tanto, buscou-se informações sobre como os educadores utilizam essa ferramenta (TIC) de ensino, interação e comunicação, procurou-se apresentar um olhar sobre a realidade do educador na escola em questão e relacionar as possibilidades do trabalho pedagógico utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação vivenciadas. Nessa pesquisa qualitativa, utilizou-se como metodologia o estudo de caso. Dessa forma foi possível perceber que o educador é fundamental para orientação de como utilizar as TIC competentemente. Contudo, no atual contexto o educador possui muitas cobranças e pouco tempo para formação continuada, fundamental no trabalho com as TIC. Além disso, o pouco investimento em TIC na Escola Campo, não auxilia no desenvolvimento de atividades diferenciadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto