dc.contributor.advisor | Costa, Joacir Marques da | |
dc.creator | Alves, Paulete Cykman Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2019-02-04T13:46:54Z | |
dc.date.available | 2019-02-04T13:46:54Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15540 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present work aims to study the participative student performance evaluation, an important practice for the reflection to happen, not only by the teachers but also by the students, making an analytical development possible, also providing the students with ways to build new knowledge. Thus, this monograph aims to question how the participative student performance evaluation can be a democratic place, minimizing difficulties in the teaching-learning process. The methodology used in this monograph is qualitative approach, looking to understand the problems concerning the education area and finding solutions to them. The data collection was be by observation and the study of the data it happened be by analysis. Through this research, a more detailed knowledge of the processes involved will be reached. School practices that require a more effective participation of students, contribute to their socialization, being an important and healthy tool to the individual development process in the society which they are inserted. It is under the school responsibilities as an institution to purpose pedagogical practices to the students aiming to provide a wide formation, capable of promoting their abilities in the different dimensions that make them human beings. In this context, some educative actions need to be reinterpreted, making it possible to the student access the school deliberations, acquiring a critical-thinking posture concerning the evaluation forms and the way of dealing with the results gotten. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conselho de classe | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Student performance evaluation | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Formation | eng |
dc.title | Conselho de classe participativo: um lugar pedagógico e democrático | por |
dc.title.alternative | Participative student performance evaluation: a pedagogical and democratic place | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho se dedica ao estudo do conselho de classe participativo, uma prática importante para que aconteça uma reflexão, tanto por parte dos educadores como pelos educandos, passando a possibilitar um desenvolvimento analítico, bem como fornecer aos alunos caminhos para a construção de novos conhecimentos. Assim, este trabalho monográfico objetiva questionar como o conselho de classe participativo pode-se tornar um lugar democrático, de modo a minimizar dificuldades nos processos de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, que busca entender problemas da área da educação e buscando soluções para esse revés. A coleta de dados foi por observação, sendo que o estudo dos dados aconteceu através de análise de conteúdo. Através da pesquisa chega-se a um conhecimento mais minucioso do resultado dos processos em que estão envolvidos. Práticas escolares que requerem a participação dos alunos de modo mais efetivo, contribuem para a sua socialização, sendo importante ferramenta no processo de desenvolvimento dos indivíduos, de modo saudável dentro da sociedade em que estão inseridos. É função da escola, como instituição propor práticas pedagógicas e pautar suas ações com o objetivo de proporcionar aos educandos uma formação ampla e capaz de promover o desenvolvimento de suas capacidades nas diversas dimensões que os caracterizam como seres humanos. Neste contexto, alguns elementos presentes no ato educativo precisam ser reinterpretados, possibilitando ao educando o acesso a deliberações da escola, obtendo uma postura crítica no que diz respeito às formas de avaliação e o modo como lidar com os resultados obtidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |