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dc.creatorCampagnolo, Camila
dc.date.accessioned2019-02-04T14:15:35Z
dc.date.available2019-02-04T14:15:35Z
dc.date.issued2017-08-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15542
dc.description.abstractThis Professional Master's research was developed in the line of Basic Education Policies and Management, of the Postgraduate Program in Public Policies and Educational Managemen, and proposes a study about the assessment of learning in the early years of elementary school, with emphasis on the collaborative construction of descriptive opinions. By general objective it prioritized to understand how a collaborative proposal of evaluation of the learning can contribute for the construction of descriptive opinions of the initial years of the basic education of a school in São Pedro do Sul - RS. By specific objectives it defined: to understand the historical trajectory of the evaluation of the learning, its conceptions, tendencies and policies; analyze and [re] mean studies about the evaluation processes existing in the school; collaboratively develop new knowledge about the descriptive opinions of the early years of elementary education. The research methodology was based on the qualitative approach, with the accomplishment of a state of knowledge, documentary analysis and dialogic research-formative circles; the analysis of data was carried out from the perspective of content analysis. The research context was a public school in São Pedro do Sul, Rio Grande do Sul and the subjects the teachers of the initial years of elementary school and the management team. The main challenge of the research was to provide an environment for the exchange of information and knowledge among the teachers working in the researched school, so as to elicit the collaborative and democratic construction of the descriptive opinions of their students, product of this research. It is concluded that with the shared construction of descriptive opinions in the initial years, it became possible to reflect on the pedagogical work in the school, as well as to qualify the daily and quarterly evaluation records in order to instrumentalize teachers, students and their families regarding the process Teaching and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectPareceres descritivospor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectPráticas colaborativaspor
dc.subjectLearning assessmenteng
dc.subjectDescriptive opinionseng
dc.subjectEarly years of elementary educationeng
dc.subjectCollaborative practiceseng
dc.titleConstrução colaborativa de pareceres descritivos nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeCollaborative construction of descriptive opinions in the initial years of fundamental educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, e propôs um estudo acerca da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na construção colaborativa de pareceres descritivos. Por objetivo geral priorizou compreender como uma proposta colaborativa de avaliação da aprendizagem pode contribuir para a construção de pareceres descritivos nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola em São Pedro do Sul – RS. Por objetivos específicos definiu: compreender a trajetória histórica da avaliação da aprendizagem, suas concepções, tendências e políticas; analisar e [re]significar estudos acerca dos processos avaliativos existentes na escola e elaborar colaborativamente novos conhecimentos acerca dos pareceres descritivos nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa esteve pautada na abordagem qualitativa, com a realização de um estado do conhecimento, análise documental e círculos dialógicos investigativo-formativos; a análise de dados foi realizada na perspectiva da análise de conteúdo. O contexto de investigação foi uma escola pública de São Pedro do Sul, Rio Grande do Sul e os sujeitos os professores dos anos iniciais do ensino fundamental e equipe diretiva. O principal desafio da pesquisa foi o de proporcionar um ambiente de troca de informações e conhecimentos entre os professores atuantes na escola pesquisada, para que suscitasse a construção colaborativa e democrática dos pareceres descritivos dos seus alunos, produto desta pesquisa. Conclui-se que, com a construção compartilhada dos pareceres descritivos nos anos iniciais, se tornou possível refletir acerca do trabalho pedagógico na escola, assim como qualificar os registros de avaliação diários e trimestrais na perspectiva formativa de instrumentalizar os docentes, os discentes e suas famílias quanto ao processo de ensino e de aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Dalla Corte, Marilene Gabriel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554366181630485por
dc.contributor.referee1Lunardi, Elisiane Machado
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8366108604553867por
dc.contributor.referee2Scremin, Greice
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8590324135636694por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3876663708302638por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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