A gestão democrática e a inclusão do letramento digital nos contextos educacionais
Fecha
2018-12-01Autor
Conceição, Elizete de Fatima Veiga da
Metadatos
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O presente trabalho do Curso de Gestão Educacional é resultado de uma pesquisa
realizada em três escolas públicas da rede Municipal de Santa Maria, RS. Na
atualidade, o desenvolvimento do letramento digital aparece como necessário nos
contextos educacionais, pois, estamos inseridos na era digital. Os gestores
desempenham papel importante na inclusão do letramento digital nas escolas, pois,
também pode partir deles a viabilização para uso das tecnologias digitais em sala de
aula pelos professores. Para tal, o objetivo geral do estudo foi verificar se os
gestores (in)viabilizam o trabalho com o letramento digital na Educação Básica, o
qual vem acompanhado dos seguintes objetivos específicos: estudar o letramento
digital no contexto da escola; investigar como os gestores escolares (in)viabilizam a
inclusão do letramento digital no contexto da escola; analisar as demandas
ocasionadas aos gestores escolares pelo letramento digital no contexto da escola. A
referida pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa descritiva. Para a
coleta de dados utilizou-se como instrumento a aplicação de questionários junto a
gestores de escolas públicas no município de Santa Maria, RS. Os dados da
pesquisa foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por
Bardin (2016). Tais reflexões partem das teorias de: Bonilla e Pretto (2011),
Buckinghan (2010), Gabriel (2013), Mota (2014), Paro (1997), Nusbaum (2015) e
Gomez (2015). Conclui-se que nem sempre a escola com melhores condições, que
possui o melhor laboratório de informática é a que irá proporcionar a inclusão do
letramento digital, pois, depende do querer e da viabilização de todos, bem como do
gestar sobre as políticas públicas para a educação por parte dos gestores públicos.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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