Avaliação em filosofia: um estudo sobre concepções e práticas de professores
Abstract
O tema “Avaliação em filosofia” percorreu diversos momentos da minha trajetória
acadêmica e, em vista da sua relevância para o ensino de filosofia, motivou esta
pesquisa de mestrado. O referido estudo foi desenvolvido no Programa de Pós
Graduação em Educação da UFSM, com base na Linha de Pesquisa Práticas
Escolares e Políticas Públicas (LP2). Com este estudo objetivamos identificar e
problematizar concepções e práticas de avaliação de professores de filosofia;
descrever as diferentes concepções de avaliação produzidas na área da educação;
apresentar os aportes teóricos e legais sobre avaliação em filosofia; identificar e
problematizar os enfrentamentos cotidianos de professores de filosofia nos
processos de avaliação; e compreender e problematizar o modo como os
professores de filosofia avaliam as habilidades filosóficas de seus alunos. A
pesquisa foi desenvolvida com base num estudo filosófico, o qual se compreende
como um estudo problematizador, tendo por sustentação os autores dedicados ao
tema do ensino de filosofia: Lidia Maria Rodrigo (2009); Alejandro Cerletti (2009);
Renata Aspis e Silvio Gallo (2009); Silvio Gallo (2008; 2012); Walter Kohan (2008) e
Guillermo Obiols (2002). A materialidade da investigação foram entrevistas
semiestruturadas, desenvolvidas com professores de filosofia de quatro (4) escolas
públicas de ensino médio de Santa Maria. O critério de escolha foi a maior média de
alunos por turma na cidade. Os dados produzidos a partir das entrevistas foram
agrupados em categorias pré-estabelecidas: metodologias de ensino; habilidades
filosóficas; ensino e aprendizagem de filosofia; concepções de avaliação (com a
subcategoria: o feedback avaliativo); e dificuldades para avaliar em Filosofia. Como
resultados indicamos que os professores entrevistados tem uma grande dificuldade
de falar sobre avaliação e sobre habilidades filosóficas que desenvolvem. Dos
quatro (4) professores entrevistados, três (3) avaliam em consonância com a
concepção de ensino de filosofia que têm e buscam realizar em suas aulas. Assim,
conclui-se que os resultados são bastante relevantes e que a temática necessita ser
cada vez mais explorada, com o propósito de aprofundar e sinalizar outras reflexões.
Collections
The following license files are associated with this item: