As especificidades do professor especialista em Educação Física: reflexões sobre o brincar no desenvolvimento infantil
Resumo
Historicamente, o ser humano sempre sentiu a necessidade de se comunicar, e para isto, antes de possuir o domínio da linguagem, se utilizou do próprio corpo para estabelecer comunicação com o que estava ao seu redor. O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem adquirindo um controle cada vez maior sobre seu próprio corpo. Nesse sentido, o espaço e o tempo da Educação Física na Educação Infantil é um tema que gera muitas tensões, principalmente, no que diz respeito à sua especificidade. A importância da corporeidade e do aspecto lúdico na Educação Física Infantil, disciplina aqui em questão, assim como a presença de um profissional graduado, qualificado e competente para atuar nesse campo, para realizar um melhor trabalho e desenvolvimento da criança, despertou a intenção de apresentar a importância da atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil. Este estudo visa ressaltar a importância da participação da Educação Física no âmbito da educação infantil como um campo de produção de conhecimento, com lugar e espaço nas instituições de Educação Infantil. Para isso se faz necessário refletir sobre o movimento e o brincar da criança em relação ao seu processo de aquisição de conhecimento. Assim, este estudo se caracteriza como sendo um estudo de revisão de literatura, pela análise e pela síntese da informação, ressaltando a importância que o brincar exerce no desenvolvimento da criança e a importância e necessidade da participação do professor de Educação Física atuando como mediador neste processo, descrevendo os benefícios proporcionados ao desenvolvimento da criança dos zero aos seis anos.
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