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dc.contributor.advisorAzambuja, Cati Reckelberg
dc.creatorSilva, Micheli Freitas da
dc.date.accessioned2019-02-13T11:26:23Z
dc.date.available2019-02-13T11:26:23Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15621
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractHistorically, human beings have always felt the need to communicate, and for this, before owning the domain of language, we used the body to communicate with what was around him. The move is an important dimension of development and human culture. Children move from birth acquiring an ever greater control over their own bodies. In this sense, the space and the time of Physical Education in Early Childhood Education is a topic that generates many tensions, especially with regard to their specificity. The importance of embodiment and the playfulness of the Child Physical Education, discipline in question here, as well as the presence of a professional graduate, qualified and competent to work in this field, to do a better job and child development, aroused the intention to present the importance of the role of the physical education teacher in kindergarten. This study aims to highlight the importance of the participation of physical education as part of early childhood education as a knowledge production field, with place and space in early childhood education institutions. For this it is necessary to reflect on the movement and the play of the child in relation to the process of acquiring knowledge. This study is characterized as a literature review study, analyzing and synthesising information, emphasizing the importance that the play has on child development and the importance and need for the participation of physical education teacher acting as a mediator in this process, describing the benefits to the development of children from zero to six years.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectBrincadeirapor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectChild developmenteng
dc.subjectMovementeng
dc.subjectPlayeng
dc.titleAs especificidades do professor especialista em Educação Física: reflexões sobre o brincar no desenvolvimento infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoHistoricamente, o ser humano sempre sentiu a necessidade de se comunicar, e para isto, antes de possuir o domínio da linguagem, se utilizou do próprio corpo para estabelecer comunicação com o que estava ao seu redor. O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem adquirindo um controle cada vez maior sobre seu próprio corpo. Nesse sentido, o espaço e o tempo da Educação Física na Educação Infantil é um tema que gera muitas tensões, principalmente, no que diz respeito à sua especificidade. A importância da corporeidade e do aspecto lúdico na Educação Física Infantil, disciplina aqui em questão, assim como a presença de um profissional graduado, qualificado e competente para atuar nesse campo, para realizar um melhor trabalho e desenvolvimento da criança, despertou a intenção de apresentar a importância da atuação do professor de Educação Física na Educação Infantil. Este estudo visa ressaltar a importância da participação da Educação Física no âmbito da educação infantil como um campo de produção de conhecimento, com lugar e espaço nas instituições de Educação Infantil. Para isso se faz necessário refletir sobre o movimento e o brincar da criança em relação ao seu processo de aquisição de conhecimento. Assim, este estudo se caracteriza como sendo um estudo de revisão de literatura, pela análise e pela síntese da informação, ressaltando a importância que o brincar exerce no desenvolvimento da criança e a importância e necessidade da participação do professor de Educação Física atuando como mediador neste processo, descrevendo os benefícios proporcionados ao desenvolvimento da criança dos zero aos seis anos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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