Recursos midiáticos em aulas de Educação Física Escolar: analisando práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem
Abstract
O presente estudo teve por objetivo central evidenciar quais e quantos recursos midiáticos estão sendo utilizados (as) em sete escolas da rede Estadual de ensino aqui no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, o trabalho de cunho quantitativo/ qualitativo. As escolas localizam-se na região central ou mesmo as proximidades do centro da cidade, outras um pouco mais distantes. O estudo também visou descobrir quantas escolas usam mídias em aulas de Educação Física no cotidiano escolar. Obtivemos os seguintes resultados, por meio desta pesquisa, grande parte dos docentes colaboradores desta pesquisa demostram um otimismo frente a inserção de recursos midiáticos na escola, porém reconhecem que há existência de obstáculos para uma real inserção das mídias na escola, tais como: falta de recursos humanos, carência de software e recursos digitais apropriados, além de uma formação específica para integração das mídias junto aos alunos (as). Pela pesquisa foi possível perceber que muitas das mídias existentes ainda não são utilizadas em sua total amplitude/ diversidades. Os colaboradores ressaltaram necessidade de uma maior e melhor formação para de fato concretizarem uma melhor e real integração de recursos midiáticos em suas metodologias e didáticas. Os resultados demonstraram que a grande parte dos professores utilizam pouco a internet fora da escola, os números evidenciaram que essa comunicação é quase inexistente com os alunos por meio da internet o que demostra que ainda não é tão bem explorado como recurso pedagógico. Em contrapartida foi também evidenciado pontos positivos dos docentes no que diz respeito ao incentivo de práticas de pesquisas dirigidas aos alunos (as) para atividades escolares.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: