dc.contributor.advisor | Fajardo, Ricardo | |
dc.creator | Pinheiro, Rosana Piovesan | |
dc.date.accessioned | 2019-02-15T14:18:25Z | |
dc.date.available | 2019-02-15T14:18:25Z | |
dc.date.issued | 2016-05-14 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15659 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | My proposal to the course competition assignment is to develop activities that motivate and provoke interest of the teacher and the students with the combinatorial analysis high school content. Concerned to facilitate the teacher's work and student's learning.Most of mathematics educators consider combinatorial analysis very difficult to teach and the students have a lot of delay in understanding because they are usually induced to decorate the formula and apply in direct's exercise, making it difficult learning.I Introduce in this final paper a way to work each proposed activity starting from a curious subject "The Braille Code" through page with printed activities, explore the problem and find solutions using the combinatorial reasoning in order to understand to what extent the didactic sequence organization guided in different contexts activities can contribute to learning in the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Análise combinatória | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Código braille | por |
dc.subject | Raciocínio combinatório | por |
dc.subject | Combinatorial analysis | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Braille code | eng |
dc.subject | Combinatorial reasoning | eng |
dc.title | O uso do Código Braille como recurso para o ensino de análise combinatória no ensino médio | por |
dc.title.alternative | Use of the Braille Code for the teaching of combining analysis | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Minha proposta com o trabalho de conclusão é o desenvolvimento de atividades que motivem e provoquem interesse no professor e nos alunos com o conteúdo de Análise Combinatória no Ensino Médio. Preocupada em facilitar o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno, percebo que a maioria dos educadores da área da matemática considera a Análise Combinatória muito difícil de ser ensinada e os alunos tem muita demora no entendimento porque geralmente são induzidos a decorar a fórmula e aplicar em exercícios diretos, tornando difícil a aprendizagem. Apresento neste trabalho de conclusão uma forma de trabalhar cada atividade proposta partindo de um assunto curioso “O Código Braille”, através de folha com atividades impressa, explorar o problema e encontrar soluções, utilizando o raciocínio combinatório com o objetivo de compreender em que medida a organização de uma sequência didática pautada em atividades de diferentes contextos pode contribuir para aprendizagem em sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |