Ambiente escolar na promoção da prática de atividade física em escolas municipais de educação infantil
Resumen
Diante das transformações da realidade sociocultural, há uma grande incidência
de crianças com sobrepeso e obesidade no ambiente escolar. Este, que possui
entre tantas funções, papel fundamental na prevenção desses aspectos, através
de hábitos saudáveis, como prática de atividade física. No entanto, nem sempre
possui as condições adequadas para cumprir suas funções. Assim, o objetivo do
estudo é analisar a qualidade dos ambientes e as oportunidades à prática de
atividade física nas instituições de educação infantil da rede municipal de Santa
Maria-RS. Para a análise dos aspectos envolvidos no estudo, utilizou-se o
instrumento EPAO. Ele é moldado na forma de formulário que consiste no
registro das informações durante um dia de observação na escola. Ele engloba
seis subescalas relacionadas à prática de atividade física: oportunidade ativa,
comportamento e ambiente sedentário, equipamentos portáteis e fixos para
jogos, comportamento dos profissionais em relação à atividade física,
qualificação dos profissionais em atividade física e educação e política de
atividade física. Observou-se que há nas escolas, ambientes adequados à
prática de atividade física com professores qualificados atuando na sala de aula.
No entanto, na maioria das escolas, a prática de atividade física é direcionada a
hora do lazer, onde os alunos permanecem brincando livremente sem uma
atividade estruturada por parte da equipe de profissionais. Além disto, muitas
escolas não possuem em seus planos de ensino e aula, momentos direcionados
à prática de atividade física. Desta forma podemos concluir que, as escolas
possuem ambiente e materiais propícios à prática, todavia a equipe profissional
não os utiliza para o planejamento e aplicação nas atividades regulares, além de
não estimularem e promoverem a prática de atividade física.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]
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